Na primeira quinzena de maio, a produção efetiva de energia elétrica no SIN (Sistema Interligado Nacional) totalizou 74.311 MWmed, um aumento de 6,3% em comparação aos 69.897 MWmed gerados no mesmo período de 2023.
Destaca-se a produção dos parques eólicos e fotovoltaicos, que geraram 11.563 MWmed e 3.103 MWmed, respectivamente, representando expansão de 48,2% e 45,6% em relação ao ano anterior.
As hidrelétricas geraram 51.440 MWmed, com um leve aumento de 0,2%, enquanto as usinas térmicas registraram uma redução de 4,8%, somando 8.205 MWmed.
Esses dados preliminares estão no boletim quinzenal da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), referentes aos dias 1º a 15 de maio.
Consumo de energia no RS cai 10,9%
De acordo com a CCEE, o consumo de eletricidade registrado no SIN foi de 70.055 MWmed na primeira quinzena de maio, cerca de 7,3% superior aos 65.270 MWmed registrados no mesmo período de 2023.
Ao analisar os ambientes de contratação de energia, o Mercado Cativo apresentou um aumento de 12,6%, enquanto o Mercado Livre teve uma ligeira queda de 0,6%.
Por setores de atividade, os serviços (6,8%), transporte (5,6%) e madeira, papel e celulose (3,3%) mostraram os maiores crescimentos.
Na análise regional, destaca-se a queda de 10,9% no consumo no Rio Grande do Sul. Embora o mercado cativo regional tenha registrado alta, muito devido à estimativa de dados pela CCEE, houve queda em todos os setores do Mercado Livre.
Segundo a CCEE, esse cenário é explicado pela atuação de um sistema de alta pressão sobre o Sudeste do país, que manteve as chuvas e a redução das temperaturas restritas ao Sul.
Nos primeiros dias de maio, um episódio de precipitação expressivo causou enchentes e deslizamentos, levando diversas cidades do RS a decretar situação de calamidade pública.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.