A geração de energia elétrica no Brasil cresceu 1,1% (68.639 MWmed) na primeira quinzena de setembro, na comparação com igual período do ano passado. A informação consta no boletim InfoMercado Quinzenal, divulgado pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
Destaque para as usinas fotovoltaicas centralizadas, que cresceram 42,5% (2.657 MWmed) no período. Até setembro, foram adicionados 3 GW de potência de energia solar centralizada na matriz elétrica brasileira, um incremento recorde. Em 2022, por exemplo, o acréscimo no ano todo foi de 2,5 GW.
No total, o Brasil tem 10,3 GW de capacidade solar centralizada em operação. A produção hidrelétrica somou 43.570 GW médios, aumento de 2,4% considerando a mesma base de comparação. As gerações das usinas eólicas (13.310 MWmed) e térmicas (9.102 MWmed) caíram, respectivamente, em -3,3% e -6,3%.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.