O RenovaPR, programa de incentivo à implantação de energias renováveis em unidades produtivas rurais no estado do Paraná, viabilizou 4.523 projetos, sob a orientação do IDR-Paraná
O levantamento, realizado até outubro de 2022, apontou ainda o cadastro de 559 empresas que prestam serviços de instalação de energia solar.
De acordo com a Pasta, o projeto teve início em outubro de 2021 e disponibiliza linhas de financiamento, equalização de taxas de juros, incentivos tributários e de aproveitamento de créditos.
Além disso, o IDR-Paraná tem promovido visitas técnicas, reuniões e seminários para divulgar as vantagens das renováveis junto aos produtores.
O primeiro avicultor a instalar energia solar fotovoltaica, por meio do programa, foi o Ildo Alexandre Rottoli. Em sua propriedade, ele abriga 34 mil aves que demandam um alto consumo de energia elétrica.
Para Rottoli, a usina está rendendo uma boa economia. “No começo eu pensei muito para instalar esses painéis, mas é um negócio bom. Quando eu faço as contas, o que eu pagaria de conta de luz já pago a prestação do financiamento. Daqui a oito anos estarei livre dessa dívida”.
De acordo com o avicultor, foram investidos R$ 200 mil para a construção da planta, que possui 144 painéis solares. “O pessoal fez o projeto e ajudou a arrumar a documentação. Em quatro meses as placas já estavam instaladas”, finalizou.
Sobre o RenovaPR
O RenovaPR é coordenado pelo Sistema Estadual de Agricultura, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do IDR-Paraná.
Também conta com a parceria de órgãos públicos e privados, entre eles, Sistema Faep/Senar, Sistema Ocepar, Fetaep, Sistema Fetraf, Embrapa Suínos e Aves, Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário (Apepa) e Associação dos Municípios do Paraná (AMP).