Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.03 segundos Governo publica decreto que cria novas perspectivas para fontes renováveis – Canal Solar

Governo publica decreto que cria novas perspectivas para fontes renováveis

Esses projetos, além de contribuir para a manutenção de nossa matriz elétrica ambientalmente limpa (hoje com 83%)
2 minuto(s) de leitura

O setor de energia renovável ganhou um novo impulso no Brasil. O Governo Federal publicou, em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) da última sexta-feira (5), o Decreto 10.387 que dispõe sobre incentivo ao financiamento de projetos de infraestrutura com benefícios ambientais e sociais.

As medidas, chamadas “debêntures verdes”, criam condições mais favoráveis à obtenção de financiamento para construção de usinas fotovoltaicas e usinas movidas a resíduos sólidos urbanos, bem como centrais geradoras eólicas e pequenas centrais hidrelétricas.

De acordo com o MME (Ministério de Minas e Energia), isso significa que, nos próximos dez anos, podem ser implantados no país mais de 8 mil MW em novas usinas solares, mais de 25 mil MW em novas centrais geradoras eólicas e mais de 3 mil MW em novos projetos de pequenas centrais hidrelétricas.

“Esses projetos, além de contribuir para a manutenção de nossa matriz elétrica ambientalmente limpa (hoje com 83%) e garantir sua sustentabilidade, vai atrair investimentos de mais de R$ 170 bilhões até 2029, gerando milhares de empregos. Investimentos que promoverão o desenvolvimento e a qualidade de vida em todas as regiões onde esses empreendimentos serão instalados, beneficiando a todos os brasileiros”, disse o MME.

Além disso, as medidas vão viabilizar as usinas que geram energia a partir do lixo, possibilitando reduzir a contaminação do solo e das águas provocada pelos mais de 2.500 “lixões” ainda ativos no Brasil. “Estima-se que o aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos poderá, da mesma forma que nas demais fontes renováveis, trazer investimentos da ordem de R$ 5 bilhões”, concluiu o MME.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.