O NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos) anunciou uma nova versão do Best Research-Cell Efficiency Chart, ferramenta que destaca as mais altas eficiências de conversão confirmadas de células para uma variedade de tecnologias fotovoltaicas.
Segundo a entidade, os usuários podem extrair décadas de dados de pesquisa e comparar gráficos personalizados com foco em tecnologias ou períodos de tempo específicos.
“Há muito mais do que apenas a eficiência de uma célula solar”, disse Nikos Kopidakis, físico do NREL que supervisiona o gráfico atualizado regularmente. O especialista afirma ser possível analisar, além da eficiência, a corrente de uma célula, saída de tensão e fator de preenchimento.
A maior eficiência da célula de pesquisa registrada no gráfico é de 47,1%, para uma célula de quatro junções, por exemplo. “É possível que o gráfico do NREL seja o mais apresentado que você pode encontrar na conferência anual de especialistas em FV e conferências semelhantes”, ressaltou Sarah Kurtz, pesquisadora sênior do NREL.
Mais sobre o gráfico
De acordo com o Laboratório, o gráfico contém informações sobre diversas tecnologias de células fotovoltaicas conforme foram descobertas e desenvolvidas nos últimos 50 anos.
O mesmo acompanhou a melhoria incremental, mas consistente, das células solares tradicionais, como as feitas de silício. Além disso, também documentou o crescimento de algumas tecnologias emergentes, como células fotovoltaicas de perovskita.
Até agora, as informações disponíveis no gráfico limitavam-se à eficiência de uma célula e ao nome de seu fabricante e só podiam ser baixadas em PDF. Agora, os usuários podem personalizar quais tecnologias aparecem, explorar os dados por trás de cada ponto e exportar suas próprias versões personalizadas.
Ao passar o mouse sobre um ponto individual no gráfico interativo de eficiência da célula, os usuários podem ver mais detalhes sobre essa célula de registro. A disponibilidade de detalhes irá variar de ponto a ponto, dependendo de quais informações o NREL possui em seus registros.