Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o setor solar no Brasil recebeu investimentos que somaram R$ 44 bilhões nos últimos oito anos. E a expectativa é que a GD (geração distribuída) alcance até R$ 139 bilhões em aportes.
Não há dúvidas, este cenário mostra que tal tecnologia sustentável tem atraído e irá atrair cada vez mais investidores, seja de empresas no Brasil ou no exterior, como é o caso do Grupo Açotubo, um dos maiores distribuidores de produtos siderúrgicos da América Latina.
A companhia firmou um contrato com a espanhola STI Norland para fornecimento de trackers, compondo a parte metálica ou de estrutura do aparelho.
“Foi muito bom conhecer melhor as instalações da Açotubo, localizada em Guarulhos (SP), pois na nossa companhia prezamos muito pela qualidade de nossos serviços e produtos, o que inclui também nossos fornecedores”, disse Javier Reclusa, CEO da STI Norland Brasil. “Essa parceria vem num momento de alta demanda por novos projetos e acredito que será bastante estratégica”, ressaltou o executivo.
De acordo com a empresa, a unidade de negócio responsável pela produção das peças é a de Soluções Integradas, que, para atender melhor o novo cliente, aumentou sua capacidade fabril com a aquisição de um equipamento de dobra (prensa), máquinas de solda e uma máquina de corte a laser (chapas). Além de transferir seu parque fabril para uma área de 5 mil m².
“Dois pontos foram fundamentais para que a STI Norland firmasse um acordo com a Açotubo. O primeiro foi encontrar um parceiro grande e confiável. O outro foi ter a certeza de uma boa musculatura financeira para sustentar o atendimento, em especial durante o período de pandemia,” ressaltou Denis Lisboa, gerente comercial do Grupo Açotubo da unidade de Negócio Soluções Integradas.