O Governo do Rio Grande do Norte informou que fechou um acordo com a multinacional chinesa CITIC Group Corporation para construção de uma usina de energia solar no município de Assu, com investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões.
As obras têm previsão para serem iniciadas em novembro deste ano, com mais de 600 MWp de potência instalada, e levarão cerca de três anos para serem concluídas.
Esse é o primeiro investimento da empresa chinesa na região Nordeste e a perspectiva é que sejam gerados de 400 a 500 empregos diretos durante a fase de implantação do empreendimento.
“O impacto (da construção da usina) é muito maior do que propriamente a geração de emprego, que já é bem importante, mas também pelo potencial da movimentação econômica como um todo na região do Vale do Açu”, disse Hugo Fonseca, coordenador de desenvolvimento energético do estado do Rio Grande do Norte.
Além da parceria no desenvolvimento da nova usina de energia solar, a empresa chinesa também tem o interesse em realizar outros projetos na região na área de habitação social, com memorandos de entendimento já assinados pelo governo federal vinculados ao “Minha Casa, Minha Vida”.
Na semana passada, o Senado aprovou, a medida provisória que permite o uso de sistemas de energia solar nas construções financiadas pelo programa federal, como forma de diminuir a conta de luz dos moradores de baixa renda e democratizar o acesso de mais brasileiros à fonte limpa e renovável.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.