O consultor de negócios Gustavo Tegon tomou posse, nesta sexta-feira (14), na Secretaria de Energia Solar do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), em substituição a Ricardo Costa que atuou como secretário desde a criação do instituto em 2020. Tássio Barboza segue como vice-secretário de Energia Solar. A assinatura do termo de posse aconteceu hoje.
O novo secretário do INEL adquiriu vasta experiência em GD (geração distribuída) durante sua trajetória profissional ao liderar grandes projetos no Brasil de fabricantes como BYD, Jinko e Canadian Solar.
Formado em Negócios Internacionais e com MBA em Gestão e Negócios pela Universidade Metodista de Piracicaba, Tegon assume o cargo com o desafio de liderar importantes pautas para o desenvolvimento de setor de energia solar no país.
Segundo ele, os temas prioritários da atuação da Secretaria de Energia Solar do INEL para o segundo semestre são a discussão de transição para retirada de ex-tarifários, a obrigatoriedade de aplicações de uso de usinas fotovoltaicas em novas obras do Governo Federal, a manutenção de incentivos para energia solar, o compartilhamento de melhores práticas do governo sobre a agenda para industrialização do Brasil e a discussão de normatização da GD no Programa Minha Casa Minha Vida, além dos debates sobre a Reforma Fiscal.
“Como podemos ver, a secretaria terá uma robusta agenda de atuação no Congresso Nacional. Assumo esse desafio no INEL com a confiança de que alcançaremos grandes resultados em prol do desenvolvimento do setor e o consequente incremento da economia e do setor elétrico brasileiro como um todo”, garante Tegon.
Heber Galarce, presidente do INEL, considera a chegada de Tegon ao instituto, como um importante reforço ao quadro de secretários que atuam nas mais variadas áreas do setor de energia renovável. “Com a liderança de Tegon, sua expertise e trajetória destacada em grandes multinacionais e nas maiores empresas do setor no Brasil, a Secretaria de Energia Solar do INEL fortalecerá, ainda mais, a sua atuação em Brasília com grande contribuição para o setor”, afirma.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.