A HDT, hub de soluções do mercado de tecnologia verde, energia fotovoltaica e energia crítica, lançou na Intersolar South America um modelo de negócios que permitirá o acesso das empresas geradoras de energia compartilhada ao seu ecossistema de distribuidores de kits fotovoltaicos e, consequentemente, a integradores no Brasil inteiro.
As primeiras empresas a aderirem este modelo de negócio foram a Órigo Energia, uma das maiores geradoras de energia compartilhada, e a BelEnergy, uma das principais distribuidoras de equipamentos solares do país e parceira do ecossistema HDT.
A cooperação foi formalizada em uma breve cerimônia no estande da Huawei. Segundo as empresas, a plataforma permitirá que integradores, ligados a BelEnergy, tenham uma opção complementar à sua atuação no mercado, abrindo possibilidades de novos negócios.
Ao aderirem à plataforma, por meio da geração de energia compartilhada Órigo, eles receberão créditos em dinheiro para usarem nas próximas vendas de equipamentos Huawei.
As empresas ainda destacaram que, desta forma, toda a cadeia ganha. Os integradores e instaladores podem ampliar suas receitas, o cliente final terá acesso facilitado a energia solar compartilhada com economia nas faturas e os revendedores ampliam seus canais de venda de equipamentos Huawei.
“Estamos honrados com a confiança que a BelEnergy e a Órigo Energia depositaram nessa parceria. O grande diferencial é a ligação dos nossos vários clientes geradores de energia a um ecossistema de integradores espalhados pelo Brasil, gerando benefícios mútuos e fortalecendo a sinergia entre estes dois mercados”, comentou Leonardo Cyrino, CEO da HDT.
“Estar com os melhores parceiros e ser pioneiro nas inovações que ampliam o acesso à energia solar faz parte do jeito Órigo de crescer, gerando ganhos para todos no ecossistema. Hoje, somos líderes de mercado e, muito em breve, estaremos em 20 estados. Temos mais de 1mil parceiros dentro de um programa de vantagens chamado Clube Órigo Pro e vemos bons resultados quando integradores complementam sua oferta com a opção de energia compartilhada. Por isso, acreditamos muito nesse modelo desenvolvido junto com HDT e BelEnergy”, afirmou Surya Mendonça, CEO da Órigo Energia.
“A BelEnergy é um dos maiores distribuidores de kits fotovoltaicos do Brasil e, com isso, tem um relacionamento próximo a milhares de integradores em todos os estados. Essa parceria com a HDT e com a Órigo reforça o nosso compromisso com os clientes de levar as soluções mais inovadoras em tecnologia, com a melhor infraestrutura de atendimento”, pontuou Gustavo Tegon, diretor Institucional da BelEnergy.
Rômulo Horta, diretor de novos negócios da Huawei, comemorou o aumento das possibilidades de seus produtos chegarem a cada vez mais clientes. “Essa nova parceria ajudará a impulsionar os negócios da empresa no país, ampliando o uso de fontes renováveis e acelerando o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono”, ressaltou.
Vendas históricas
Na cerimônia que será realizada na Intersolar, HDT e Huawei também reconhecerão a BelEnergy e a Órigo Energia por duas das maiores transações comerciais do mercado no país.
No primeiro trimestre de 2024, a BelEnergy adquiriu mais de 85 mil inversores residenciais Huawei, que variam entre 3 e 10 kW cada, o que equivale a mais de 500 Megawatts MW no total.
Com isso, essa se tornou a maior compra de inversores residenciais por um mesmo distribuidor na história. Já a Órigo Energia fechou recentemente um acordo para a compra de 350 MW com previsão de aumento desse volume até o final deste ano, em inversores Huawei de alta potência, voltados a usinas de geração distribuída. Essa também foi a maior venda registrada no segmento de projetos.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.