A Huasun Energy anunciou recentemente o lançamento do primeiro lote de células solares HJT (heterojunção) de sua unidade de produção de 1 GW da Fase V, em Xuancheng, na China, com eficiência de produção em massa projetada para atingir até 26,24%.
De acordo com a empresa, as células HJT recém-produzidas adotam uma combinação de processos half-cell e SMBB (Super Multi BusBar) padrão. “Planejamos aprimorar a produção integrando processos avançados de gettering e tecnologia 0BB (zero busbar), que devem elevar ainda mais a eficiência média das células na futura produção em massa para atender à crescente demanda por módulos HJT de alta qualidade”, destacaram.
Desde o comissionamento da linha de produção em 9 de setembro, até o lançamento da primeira célula em 25 de outubro de 2024, a equipe de produção da Fase V de Xuancheng preparou e testou rigorosamente a instalação no último mês.
Os esforços colaborativos enfrentaram vários desafios, garantindo avanços oportunos desde o projeto da linha de produção até o comissionamento dos equipamentos. “Essa conquista destaca a dedicação e a experiência da equipe da Huasun, estabelecendo uma base sólida para a futura produção em massa”, ressaltou a companhia.
Segundo Jimmy Xu, CEO da Huasun Energy, o lançamento de primeiro lote de células HJT no projeto de 1 GW representa um avanço significativo na produção em massa de HJT. “Continuamos comprometidos com o investimento contínuo em inovação de materiais, processos e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento e a industrialização das células de heterojunção”.
O executivo comentou ainda que a fabricante está se dedicando a alcançar um equilíbrio entre a redução de custos e o aumento da eficiência. Para isso, a instalação da Fase V em Xuancheng refinará vários processos, incluindo o método de tratamento de superfície texturizada, aplicações microcristalinas de dupla face e desenvolvimento de filmes compostos de ITO, além de desenvolver uma pasta especializada de prata-cobre sob medida para malhas de aço-níquel, alinhando-se à demanda pela tecnologia zero buscar.
“Além disso, buscamos aprimorar nossas parcerias estratégicas globais para aproveitar os recursos de forma eficaz e impulsionar a inovação em tecnologia fotovoltaica e desenvolvimento de energia renovável”, concluiu Xu.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.