À medida que a tecnologia N-type vem se consolidando na indústria solar, a tecnologia de heterojunção (HJT) vem apresentando avanços notáveis nos últimos anos.
Segundo projeções da Solarbe, instituto de pesquisa e insights sobre a cadeia produtiva fotovoltaica, mais de 60 GW de capacidade de produção de HJT estarão operacionais até o fim de 2024.
É neste contexto que a fabricante de módulos fotovoltaicos Huasun apresentou sua mais recente inovação em módulos HJT de alta eficiência, destacando a tecnologia zero busbar (0BB).
“Esta inovação permite uma eficiência de conversão mais alta, confiabilidade aprimorada e um custo nivelado de eletricidade (LCOE) mais baixo para projetos fotovoltaicos, consolidando ainda mais a posição da Huasun como inovadora em P&D de tecnologia HJT”, destacou a empresa em comunicado à imprensa.
Segundo a fabricante, este lançamento foi integrado às linhas de produção em massa da Huasun, incluindo a série Himalaya G12 e a série retangular Everest G12R.
A companhia ainda informou que, aproveitando as melhorias inovadoras nos processos de montagem, foi melhorado significativamente o desempenho elétrico, óptico e de coeficiente de temperatura dos seus módulos HJT, aumentando a competitividade de seus produtos no mercado fotovoltaico.
Enquanto a tecnologia zero busbar avança em direção à industrialização, existem variações entre as empresas em relação aos métodos de implementação específicos.
A Huasun informou que a sua abordagem envolve principalmente soldagem e dispensação, incorporando vantagens como maior aderência, maior resistência a pontos quentes, por exemplo.
“Os módulos zero busbar da Huasun utilizam soldagem na camada frontal, o que oferece benefícios, incluindo soldagem confiável, redução da resistência de contato, maior resistência a pontos quentes, temperatura de pontos quentes mais baixa e maior confiabilidade do módulo. Além disso, o design reduz a cobertura metálica na parte de trás, expandindo a área de recebimento de luz e alcançando uma bifacialidade de até 90%”, enfatizou Christian Comes, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Huasun para a Europa.
A fabricante ressaltou que a tecnologia zero busbar suporta a tendência para wafers de silício mais finos, proporcionando maior confiabilidade sem rede principal, fitas mais finas, estresse mínimo e taxas de fragmentação mais baixas.
Para Comes,este avanço se traduz em produtos mais confiáveis para proprietários de projetos fotovoltaicos em utilidades, comerciais e industriais (C&I) e telhados residenciais.
“A bem-sucedida produção em massa dos produtos HJT G12+0BB e G12+R+0BB representa mais um marco para a Huasun em sua busca pela redução de custos e aumento da eficiência. Comprometida em avançar com a industrialização da tecnologia HJT, a Huasun continuará a promover a adoção generalizada de módulos de alta eficiência 0BB, contribuindo para o desenvolvimento global de energia limpa”, concluiu Comes.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.