O título já diz quase tudo e adianta nossa conversa. Considero impossível fugir da energia solar – limpa, renovável e acessível. Defendi o discurso em recente evento que tratou sobre a GD (geração distribuída) no Brasil, as energias renováveis são o novo mantra e trazem desafios.
O conhecido dito popular sombra e água fresca, pode facilmente ser adaptado para sol e água fresca, de preferência, escaldante. As vantagens dessa fonte infindável que respeita o planeta já estão no imaginário comum e, junto dela, abre-se um guarda-chuva de oportunidades.
O marco regulatório estabelecido em 2012 foi o ponto de partida, menos de uma década depois e com tecnologia aplicada, se mostra um agente transformador presente em veículos, ônibus e recentemente inova no primeiro carro elétrico ‘voador’.
Os benefícios sociais, financeiros e ambientais são indiscutíveis, sem contar a redução de perdas no sistema de distribuição de energia, a substituição de fontes poluentes, alívio na utilização de reservatórios de água e uma alternativa sustentável para as regiões mais distantes do País que não tem acesso à energia. Um bem comum disponível a todos.
Assim como outras novas tecnologias em diferentes segmentos, o Brasil normalmente demora a entender, aceitar, apoiar e estabelecer regras.
Além disso, ainda temos a desinformação, os lobbies políticos e a insegurança jurídica que atrasam o desenvolvimento e fazem o país perder uma série de oportunidades, muitos paradigmas são criados exatamente pela falta de informação.
A China e a Europa são mercados exemplares na utilização da energia solar, que agora também está se integrando com a tecnologia de carros elétricos, cultura já impregnada no cotidiano.
Os chineses projetam 25% do total de vendas em elétricos nos próximos anos até 2025, enquanto a Alemanha, proibiu a venda de veículos de combustão a partir de 2030 e o Reino Unido não venderá, a partir de 2035, carros movidos a diesel e gasolina.
E para o Brasil, há luz no fim do túnel? Sim, mas é preciso movimentos rápidos para não ficarmos de fora.
Considero imprescindível a revisão da legislação – o marco regulatório, maior velocidade dos órgãos certificadores na criação de normas de qualidade e segurança de produtos e serviços, e claro, não menos importante, a redução da carga tributária que freia toda a cadeia. Apesar dos agravantes da pandemia, o mercado deve continuar crescendo de maneira vigorosa.
O sistema de geração de energia solar é um investimento fantástico seja no pagamento à vista, pois oferece retornos no investimento na ordem de 20 a 25% ao ano, ou financiado onde o cliente não precisa tirar dinheiro do bolso e pode pagar a parcela do financiamento com própria economia na conta de energia elétrica. Retorno muito atraente se comparado com qualquer investimento financeiro disponível no mercado.
Temos grandes desafios pela frente como a instabilidade no fornecimento de materiais e equipamentos importados, alto custo de frete internacional, variações do dólar e outros empecilhos, além disso, temos o dever de propagar informações e quebrar paradigmas como, por exemplo, “solar é só para ricos”. O segmento precisa da nossa contribuição, é um dos motores econômicos para sair da pandemia e todos se beneficiarão. A energia solar deve ser propagada e você, vai contribuir ou prefere ficar na sombra?
5 respostas
Antonio Carlos Federico, creio que na analise do credito, para o cliente ser contemplado com a aprovação do credito, o Banco deveria levar em consideração o valor e o histórico
de pagamento das contas de energia do cliente e Não escore. Muitos cliente não tem aderido o seu projeto devido as analises dos Bancos. Ex: Se o cliente a um ano paga em dia
a sua conta de energia de 5.000,00 reais, por que ele não pagaria uma parcela de 3.000,00 reais.
Boa tarde a RENOVIGI é uma excelente empresa em energia solar e seus produtos tem uma qualidade extraordinária.
Está de parabéns nos desenvolvimentos sempre buscando alternativas para melhor atender os clientes e fortalecer o sistema fotovoltaico.
Agradeço muito a oportunidade que a RENOVIGI tem feito por mim mais estou me organizando junto com minha equipe para fazer um excelente trabalho com o apoio da diretoria e membros auxiliares dessa grande empresa que é RENOVIGI.
Estou me esfossando para fazer parte dessa família buscando alternativas e capital de giro para seguir em frente.
Obrigado pela oportunidade que continue com esse maravilhoso desenvolvimento.
Atenciosamente:
Jose dos Reis -Me
Parabéns Antonio Carlos. Temos que quebrar paradigmas neste país maravilhoso por natureza.
Bola pra frente, vamos ganhar.
Tenho acompanhado as suas apresentações desde mês passado quando cadastrei como Parceiro na RENOVIDI, como está esclarecendo aqui apesar da PANDEMIA o mercado da SOLAR tende a continuar seu crescimento motivado também pelas condições sustentáveis em diversos segmentos da economia e ambientais vitais aqui destacados . Gostei sua explanação e espero também podermos aplicar avanços consideráveis nesse mercado de energia que é o nosso ponto de força de mercado até mesmo para os empregos que vamos precisar no Brasil.
Parabéns pelo excelente artigo e explicações.
Parabéns pelo excelente ponto de vista!