Com o início da operação comercial de 278,3 MW do complexo de usinas fotovoltaicas Alex, em Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte (CE), o Brasil superou, no último sábado (30), a marca de 180 GW de potência para geração de energia elétrica.
Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), no mesmo dia, duas unidades geradoras de usinas eólicas foram liberadas para operação comercial, somando 8,4 MW.
O marco foi alcançado em menos de um mês após o país ter ultrapassado a marca de 11 GW de potência operacional da fonte solar em usinas de grande porte e em pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos.
Hoje, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o segmento de GD (geração distribuída) conta atualmente com 7,33 GW de potência fotovoltaica instalada, enquanto que a GC (geração centralizada) opera neste instante com 4,47 GW em usinas solares.
Solar deve crescer mais de 60% em 2021
Estudo divulgado pelo MME (Ministério de Minas e Energia), no Boletim Mensal de Energia de agosto, apontou que a produção de energia solar deve chegar a 18 TWh em 2021, o que representa uma alta de 67% com relação aos 10,7 TWh verificados em 2020. Segundo o boletim, deste montante a GD terá o maior crescimento, gerando 10,8 TWh em 2021, contra 4,8 TWh em 2020, um aumento de cerca de 125%.
Complexo Solar Alex
O Complexo Solar Alex possui uma área de 830 hectares e, desde sua construção, já gerou mais de 4,5 mil empregos diretos e indiretos, segundo a Elera Renováveis, responsável pelo parque solar. O empreendimento é o primeiro parque solar da companhia a entrar em operação no Brasil. A empresa estima que investirá cerca de R$ 4 bilhões em novos projetos hídricos, eólicos e solares até 2023.
Atualmente, a empresa está construindo aproximadamente 1,6 GW de capacidade instalada, o que a levará a um total de mais de 3,1 GW nos próximos anos. A Elera Renováveis integra a Brookfield Asset Management, uma gestora que está há mais de cem anos no mercado e possui mais de US$ 550 bilhões em ativos sob gestão, com 100 mil funcionários operacionais em 30 países.