A INB (Indústrias Nucleares do Brasil) realizou a instalação de seis sistemas fotovoltaicos off-grids com o objetivo de alimentar amostradores de aerossol posicionados em comunidades remotas. A implementação da tecnologia foi realizada pela empresa Pulsar Energia Solar.
Para cada um dos sistemas fotovoltaicos instalados foi utilizado dois módulos solares de 340 Wp, um controlador de carga, um inversor de tensão de onda senoidal, quatro baterias estacionárias de 150 AH e dispositivos de proteção, montados em uma gaiola de proteção.
A monitoração de aerossol nas comunidades remotas administradas pela INB ajudam a quantificar os materiais particulados em suspensão no ar. Nestes locais, a amostragem é feita em seis intervalos por dia, distribuídos em manhã, tarde, noite e madrugada. Trimestralmente, os filtros recolhidos são enviados para análise laboratorial.
Saiba mais:
-
Sistema off-grid, como funciona?
-
Construções de usinas solares beneficiam comunidades em áreas remotas
Os amostradores de aerossol da empresa são compostos basicamente por: bomba centrífuga, controlador com datalogger e suporte para filtro de fibra de vidro para retenção de partículas.
“Ficamos satisfeitos em poder proporcionar a INB a aplicação de uma solução com uso de uma fonte renovável e limpa para realização da monitoração de aerossol em lugares remotos, o que colabora com os princípios fundamentais da empresa quanto a proteção ambiental de suas atividades”, destacou Monclair José de Araujo, responsável técnico do projeto e proprietário da Pulsar Energia Solar.