O programa PotencializEE concluiu uma série de cinco workshops com o objetivo de reunir sugestões, sob a perspectiva da indústria brasileira, para aperfeiçoar o PEE (Programa de Eficiência Energética) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e das distribuidoras de energia.
A ação leva em conta que, embora seja atribuído ao setor industrial mais de 40% do consumo de energia no Brasil, apenas 42 dos mais de mil projetos desenvolvidos nas duas últimas décadas tiveram foco na indústria.
A iniciativa, coordenada pela GIZ, Agência Alemã de Cooperação Internacional, conta com o apoio da ABESCO (Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia).
“O PotencializEE está apresentando um novo caminho para a inserção da indústria no PEE. Acreditamos que concessionárias de energia, ANEEL e nós, de forma conjunta, podemos ser grandes potencializadores desta ação”, afirmou Bruno Herbert, presidente da ABESCO.
Atualmente, o setor industrial é responsável por cerca de 41% do consumo de energia elétrica no Brasil, com 573 mil unidades consumidoras, e, de acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a energia total gasta com motores elétricos, refrigeração, ar-comprimido e iluminação pode representar mais de 50% dos custos com energia elétrica de uma empresa, fazendo com que o consumo eficiente se torne uma prioridade.
Após cerca de 20 anos do PEE e mais de mil projetos de Eficiência Energética realizados, somente 42 foram voltados para indústrias. “Esse número reduzido demonstra a clara necessidade de levarmos a conscientização sobre eficiência energética também para as indústrias”
“E é justamente esse o objetivo do apoio da ABESCO, ou seja, contribuir para que o Programa de EE da ANEEL atraia cada vez mais indústrias interessadas em conhecerem as ações da eficiência energética”, completou.
Programa PotencializEE
O PotencializEE é um programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado em parceria com a GIZ Brasil. O mesmo tem como meta reduzir 1,1 milhão de toneladas de CO2 emitidos pelas PMEs (Pequenas e Médias Empresas) industriais do estado de São Paulo.
Iniciado em 2022, o PotencializEE contabiliza 833 pequenas e médias indústrias no estado de São Paulo de 11 segmentos de mercado e é o maior programa de eficiência energética voltado para a indústria brasileira, projetando uma economia de 7.267 GWh no consumo de energia até 2024.