As usinas de energia solar instaladas nos municípios de Campo Maior e Altos, no interior do Piauí, foram inauguradas e estão produzindo energia com objetivo de abastecer duas secretarias do Governo do Estado.
São elas a Sead (Secretaria da Administração) e a Sefaz (Secretaria da Fazenda). Ao todo, cada um dos projetos geram uma economia de R$ 1 milhão aos cofres públicos. As usinas são mantidas por meio de PPP (parceria público privada).
Em Campo Maior, a miniusina responsável pelo fornecimento da Sead, entrou em funcionamento em março deste ano e já nesse período gerou 640.000 kWh de energia, uma economia de 40% no valor do kWh.
No local, são cerca de 7 mil painéis fotovoltaicos bifaciais instalados, que se movimentam de acordo com o nascer e pôr do sol, o que proporciona uma maior potência na geração de energia.
“É uma economia que proporciona ao Estado investir em outras áreas prioritárias, além de impulsionar o Piauí como referência em boas práticas ao meio ambiente e ser exemplo no aproveitamento da energia solar para atender as unidades administrativas”, destacou Samuel Nascimento, secretário da Sead.
Em Altos, a usina que gera energia para abastecer a Sefaz é semelhante ao empreendimento de Campo Maior, com oito hectares de painéis fotovoltaicos. No município ainda há outro espaço de usinas sendo finalizado para abastecer a Sedec (Secretaria da Educação).
“O desenvolvimento é o grande ganho desse projeto de parceria público-privada com as miniusinas. Além disso, é um trabalho que proporciona um retorno sustentável para o Estado”, comentou Monique Menezes, superintendente de parceria e concessões da Sead.