A Intersolar South America 2024, que será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), reunirá autoridades públicas, entidades, empresários e especialistas internacionais para discutir o avanço da energia solar no Brasil e no mundo, além de apresentar as inovações que ditarão o futuro da tecnologia, incluindo armazenamento de energia, H2V (hidrogênio verde) e VEs (veículos elétricos).
Entre os convidados da conferência, coorganizada pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), destacam-se representantes do MME (Ministério de Minas e Energia), ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ONS (Operador Nacional do Sistema), EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e da ApexBrasil.
No primeiro dia, estarão presentes representantes de órgãos oficiais do governo, como Arthur Siqueira, secretário-executivo do MME; Fernando Mosna, diretor da ANEEL; Márcio Rea, diretor-geral do ONS; Reinaldo da Cruz Garcia, diretor de Estudos da EPE; e Carlos Padilha, chefe de Investimentos da ApexBrasil; além dos representantes da ABSOLAR, como Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração; Rodrigo Sauaia, diretor-presidente; e Camila Ramos, vice-presidente de Investimentos e Hidrogênio Verde.
Também no dia inicial do congresso estarão Abigail Hoper, presidente da SEIA (Solar Energy Industries Association), localizada nos Estados Unidos; e David Wedepohl, diretor de Relações Internacionais da BSW (Bundesverband Solarwirtschaft), principal entidade representativa dos setores de energia solar e armazenamento na Alemanha.
Dados da solar no Brasil
Recentemente, a solar ultrapassou os 44 GW de potência instalada no Brasil, com mais de R$ 208,2 bilhões em investimentos e cerca de 1,3 milhão de empregos verdes criados desde o início de sua expansão, segundo dados da ABSOLAR.
Somente no primeiro semestre deste ano, foram mais de 7 GW acionados pela fonte na matriz elétrica nacional, somando as grandes usinas solares (geração centralizada) e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e solo (geração distribuída).
“O crescimento exponencial da solar reflete a popularização e a grande atratividade da tecnologia fotovoltaica no Brasil, tanto para os consumidores em suas casas, empresas e propriedades rurais quanto para a expansão do SIN (Sistema Interligado Nacional) com usinas maiores”, comentou Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, ressalta que o protagonismo da tecnologia fotovoltaica na transição energética brasileira contribui muito para o desenvolvimento social, econômico e ambiental em todas as esferas da sociedade.
“Além de acelerar a descarbonização das atividades econômicas e ajudar a combater o aquecimento global, a solar desempenha um papel cada vez mais estratégico na competitividade dos setores produtivos, alívio nos orçamentos familiares, independência energética e prosperidade das nações”, destacou.
“A Conferência Intersolar South America é um farol de inovação e colaboração no setor de energia fotovoltaica, impulsionando a conversa e fomentando parcerias essenciais para um futuro sustentável. É onde ideias visionárias encontram soluções práticas, capacitando líderes e inovadores para transformar o cenário energético da América do Sul e além”, acrescentou Florian Wessendorf, diretor geral da Solar Promotion International.
Sobre a Intersolar South America
Com vistas a alavancar o alto potencial de energia solar da América Latina, a Intersolar South America traz fabricantes, fornecedores, distribuidores, prestadores de serviços da indústria fotovoltaica no esforço de criar um meio-ambiente mais sustentável.
O evento é a oportunidade ideal para discutir a situação atual e as tendências estratégicas dos mercados fotovoltaicos latino-americanos, bem como as inovações tecnológicas e as novas oportunidades de negócios.
Em 2023, a feira recebeu cerca de 50 mil visitantes e mais de 2.500 congressistas em três dias. No total, mais de 400 empresas mostraram seus produtos.
A Intersolar South America será realizada paralelamente à ees, evento essencial para baterias e sistemas de armazenamento de energia na América Latina; à Power2Drive, feira e congresso para infraestrutura de carregamento e eletromobilidade; e à Eletrotec+EM-Power, feira de infraestrutura elétrica e gestão de energia. As quatro feiras compõem a plataforma The smarter E South America.
Serviço
Evento: Intersolar South America
Quando: 27, 28 e 29 de agosto
Onde: Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme
Horário da feira: das 12h ás 20h
Datas do congresso: 28 e 29 de agosto de 2024
Horário do congresso: 9h às 20h
Mais informações: acesse o link.
Organização: a Intersolar South America é organizado pela Solar Promotion International, Pforzheim e Freiburg Management und Marketing International, e coorganizado pela Aranda Eventos & Congressos, São Paulo.