Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.14 segundos Investimentos em renováveis precisam dobrar até 2030, aponta WMO – Canal Solar

Investimentos em renováveis precisam dobrar até 2030, aponta WMO

Organização também destaca que os aportes precisam triplicar até 2050 para o mundo atingir a neutralidade de CO2
Investimentos em renováveis precisam dobrar até 2030, aponta WMO
Acordo de Paris exige que 7,1 TW de capacidade de energia limpa sejam instalados até 2030. Foto: Pixabay

Na data em que se comemora o Dia do Meteorologista, nesta sexta-feira (14), um relatório divulgado pela WMO (Organização Meteorológica Mundial, sigla em inglês) alerta para a necessidade do mundo aumentar os investimentos em energias renováveis. 

Segundo a publicação, que está disponível para download em inglês, o suprimento de energia a partir de fontes limpas precisará dobrar nos próximos oito anos para limitar o aumento da temperatura mundial, em razão das consequências do aquecimento global.

No entendimento da entidade, as atuais promessas de investimentos em energia renovável representam menos da metade do que é necessário para alcançar as metas estipuladas pelo Acordo de Paris, que exige que 7,1 TW de capacidade de energia limpa sejam instalados até 2030.

Além disso, a organização aponta que os aportes em renováveis também precisam triplicar até 2050 para que o mundo consiga atingir a tão sonhada neutralidade de carbono.

Trata-se de uma meta capitaneada pela ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da Convenção do Clima, que ganhou forte mobilização mundial e que conta com o objetivo de limitar o aquecimento global ao máximo de 2°C até o fim deste século, a partir do fim das emissões de gases tóxicos até o final de 2050. 

Na avaliação de Petteri Taalas, secretário geral da entidade, o aumento dos investimentos em fontes limpas de energia pode ajudar a contribuir para a redução de até 75% das emissões de gases de efeito estufa em termos globais até 2030. 

Por isso, ele afirma que trocar as fontes poluentes por renováveis, como solar e eólica, bem como aprimorar ações de eficiência energética é vital. “O tempo não está ao nosso lado e nosso clima está mudando diante de nossos olhos. Precisamos de uma transformação completa no nosso sistema global de energia”, disse ele. 

O estudo

Desde 2019, a WOM divulga relatórios anuais com atualizações sobre o cenário climático mundial em resposta a um pedido da ONU para obter mais informações sobre as necessidades de adaptação dos países com relação ao aquecimento global. 

O relatório deste ano foi apresentado na quinta-feira (13), na Escócia. A edição teve colaborações da IAE (Agência Internacional de Energia), IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica), IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), entre outras organizações do setor privado e da sociedade civil.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.