Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.03 segundos IPTU: imóveis com solar terão desconto na cidade mais populosa do Espírito Santo – Canal Solar

IPTU: imóveis com solar terão desconto na cidade mais populosa do Espírito Santo

Vereadores do município de Serra aprovaram projeto de lei que reduz em 20% o valor do imposto para quem tiver sistema fotovoltaico
2 minuto(s) de leitura
IPTU: imóveis com solar terão desconto na cidade mais populosa do Espírito Santo
Sistema fotovoltaico desenvolvido para uma residência em Serra (ES). Foto: Entec Solar

A Câmara de Vereadores de Serra – o município mais populoso do Espírito Santo, com mais de 536 mil habitantes – aprovou nesta terça-feira (05) um projeto de lei que oferece 20% de desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para moradores que tiverem sistemas de energia solar instalados em suas residências.  

De autoria do vereador Artur Costa (Solidariedade), o texto visa beneficiar pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e donos de empresas de pequeno porte que tenham imóveis registrados no seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). 

Para ter direito a isenção, será necessário que o proprietário tenha um imóvel registrado em seu nome, com o pagamento do IPTU em dia e que a geração de energia solar esteja aprovada pela EDP. 

O projeto de lei segue para sanção do prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que tem até 30 dias para aprovar o documento. Atualmente, outras cidades do estado, como Vitória, Vila Velha e Colatina, já garantem descontos no IPTU para moradores com sistemas fotovoltaicos.

Espírito Santo 

Por ser a cidade mais populosa do estado, não é surpresa que Serra seja hoje também o município capixaba com o maior valor volume de sistemas e de potência instalada no segmento de GD (geração distribuída) solar.

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a localidade contabiliza quase 2,6 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição e pouco mais de 24 MW de potência instalada.

O município que mais se aproxima de Serra é Colatina, com cerca de mil sistemas a menos (1,48 mil) e com uma potência instalada de 12,7 MW.  No momento, a capital Vitória é apenas a quinta cidade com maior número de sistemas (980), mas, ao menos, é a segunda quando o assunto é potência instalada em GD solar (14,9 MW). 

Atualmente, em sua totalidade, o estado do Espírito Santo possui pouco mais de 19 mil sistemas fotovoltaicos instalados em imóveis residenciais, comerciais, industriais, rurais e relacionados ao Poder Público. A potência instalada em GD solar é de 224,5 MW, segundo a ANEEL. 

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.