A ISA CTEEP informou que energizou a sua primeira usina de energia solar para autoconsumo remoto na Subestação Mogi Mirim III, localizada em Mogi Mirim (SP).
A modalidade permitirá que a empresa compartilhe os créditos de energia entre suas diferentes unidades consumidoras.
“Essa modalidade maximiza o aproveitamento da energia gerada, reduzindo os custos e otimizando a gestão do consumo de energia por parte da companhia, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, explica Carlos Shiguematsu, gerente de novos negócios da ISA CTEEP.
Com um investimento na ordem de R$ 3,4 milhões, a usina solar de Mogi Mirim possui uma potência instalada de 500 kW.
Ao todo, o sistema é capaz de gerar energia limpa suficiente para atender 35 unidades consumidoras da companhia na região, contribuindo com a redução anual de 38 toneladas de CO2e.
Com obras executadas em cinco meses, o sistema é composto por 1.165 painéis fotovoltaicos de 555 Wp, dois inversores de 250 kW e um transformador de 500 kVA instalados em área de 6.700 m².
Em comunicado, a empresa destacou que tem como meta expandir a geração de energia solar em suas instalações, com o plano de construção de mais três usinas em outras subestações do Estado de São Paulo até o final de 2025.
“Com essas novas usinas, vamos ter uma potência instalada de 1500 kW na área de concessão da ISA CTEEP e, aproximadamente, 2.500 placas fotovoltaicas”, comenta Fernando Ruiz, gerente de reforços e melhorias da ISA CTEEP.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.