As três fabricantes chinesas de painéis solares, JA Solar, Jinko Solar e Longi chegaram a um acordo sobre o tamanho do módulo e a distância entre os orifícios de montagem. O consenso feito pelas empresas anunciou a padronização de módulos fotovoltaicos produzidos com wafers de 182 mm (M10).
Com o acordo, os painéis de 54 células terão que medir 1.722 × 1.134 mm e ter uma distância entre orifícios de montagem de 1.400 mm e os produtos de 72 células terão um tamanho de 2.278 × 1.134 mm e a mesma distância entre furos de montagem do que os módulos de 54 células.
Além disso, os painéis de 78 células devem medir 2.465 × 1.134 mm e ter uma distância entre os orifícios de montagem de 400 mm a 1.500 mm.
Os novos parâmetros visam padronizar as especificações dos componentes para reduzir os custos de fabricação e simplificar o projeto e a instalação em negócios posteriores, afirmaram as três empresas.
Uma solução encontrada para as diferenças no ritmo de avanço tecnológico, no conceito de design e no modo de instalação que os diferentes fabricantes seguem. De modo que os padrões para o mesmo tipo de módulos variam em seus comprimentos, larguras e distâncias entre os furos de montagem, apesar de serem baseados na mesma tecnologia de tamanho de célula M10.
“Desde o lançamento conjunto do padrão de célula de tamanho M10 pela JA Solar, Jinko Solar e Longi Solar em junho de 2020, o tamanho do wafer vem ganhando amplo reconhecimento e aceitação na indústria fotovoltaica”, disse o comunicado.
Em novembro de 2020, as três fabricantes declararam que sua capacidade combinada de produção de painéis fotovoltaicos à base de wafer de 182 mm chegaria a 54 GW em 2021.
Imagem: Reprodução.
Uma resposta
Muito bom a padronização do tamanho dos painéis.