Nesta segunda-feira (15), Belo Horizonte (MG) foi sede do evento “Diálogo Regional Y20 Minas Gerais”, que promoveu um debate sobre a transição energética justa e sustentável entre a juventude, representantes governamentais e sociedade civil para contribuir com a formulação de políticas e ações.
O evento contou com a participação de Marina Meyer Falcão, presidente da Comissão de Energia da OAB/MG, diretora Jurídica da Energy Global Solution e secretária Regulatória do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), que destacou a importância da eletrificação na transição energética.
“À medida que a matriz energética entra no processo de eletrificação e os setores historicamente baseados em combustíveis fósseis, como o de transporte, por exemplo, começam a migrar para a energia elétrica, o setor de energia elétrica ganha ainda mais importância para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, avaliou Marina.
A discussão também abordou a necessidade e os desafios de reduzir as emissões de carbono. Segundo o Relatório Estatístico Mundial de Energia 2023 da IEA (Agência Internacional de Energia, cerca de 86% das emissões de C02 do mundo vêm da queima de combustíveis fósseis para a produção de energia e materiais.
“Há o desafio de garantir a expansão da oferta de energia elétrica com menor participação de combustíveis fósseis, sob esse aspecto, frisa-se que as fontes: solar e eólica […] Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) todas as fontes renováveis emitem menos gases de efeito estufa em comparação às fontes convencionais.” apontou a especialista.
“Reduzir as desigualdade sociais também é reduzir os custos da Energia Elétrica”
Embora 99,8% da população brasileira tenha cobertura de energia, o país ainda é impactado pela pobreza energética.
Segundo projeção de 2023 da ABRACE Energia, o Brasil tem o maior custo de energia elétrica residencial em relação à renda per capita entre os 34 países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e mais de 45% dos lares de menor renda tiveram problemas para pagar a conta de luz.
“Reduzir as desigualdades sociais também é reduzir os custos da Energia Elétrica, exemplo disso o INEL inseriu a energia solar e a lei 14.300 no Programa Minha Casa Minha Vida”, citou Marina.
Carta de recomendações do Diálogo Regional Y20 Minas Gerais
A carta proposta pelas juventudes mineiras, para as delegações globais do Y20, trouxe quatro temas prioritários: Governança energética e participação; Acesso à energia limpa como transformador social; Equidade energética e acesso universal, e Eficiência energética e descarbonização.
Essas recomendações visam orientar políticas locais e nacionais e influenciar a agenda global de transição energética, promovendo sustentabilidade ambiental, equidade social e econômica.
Y20
O Y20 é um fórum global que reúne jovens líderes de todo o mundo, para discutir questões globais, construir soluções para as discussões e decisões do G20 e elaborar um documento que resume as principais conclusões e posições dos participantes, com as demandas e prioridades da juventude, a ser apresentado na Cúpula de chefes de Estado.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.