Na última sexta-feira (8), a distribuidora de energia elétrica EDP Renováveis inaugurou o maior parque solar fotovoltaico do estado de São Paulo e o quinto maior do Brasil.
Segundo a distribuidora, o projeto possui 600 mil painéis solares e uma capacidade de geração de 547 GWh por ano, o suficiente para abastecer uma cidade com mais de 750 mil habitantes.
A planta solar de 455 hectares, localizada na cidade de Pereira Barreto (SP), recebeu investimentos de cerca de R$ 750 milhões pela distribuidora.
O parque integra a transição energética da EDP Renováveis, que visa reduzir 90% das emissões de carbono até 2030. No Brasil, a expectativa da empresa é que a meta seja alcançada com a expansão da geração de energia eólica e solar.
Ademais, a implementação do parque solar também foi positiva para os trabalhadores da região de Pereira Barreto, o projeto gerou cerca de 1,5 mil postos de trabalho, o que equivale a 56% dos trabalhadores do local.
Inauguração do parque fotovoltaico
O evento de inauguração contou com a presença de Miguel Stilwell, presidente executivo do grupo EDP e CEO da EDP Renováveis; João de Altayr Domingues, prefeito de Pereira Barreto; Otávio Gomes, prefeito de Ilha Solteira e; Cassiano Quevedo Rosas de Ávila, subsecretário Estadual de Energia e Mineração.
Leia também: Porsche firma parceria com EDP para uso de eletropostos no Brasil
Durante o evento, Stilwell afirmou que o Brasil é um mercado chave para a realização do plano de negócios do grupo, pois possui um grande potencial nas duas fontes renováveis em várias regiões. “Esse projeto representa a aposta da empresa pela diversificação, neste caso pela energia solar fotovoltaica”, afirmou
Além disso, o executivo anunciou que a empresa planeja nos próximos cinco anos, investir R$ 16 bilhões na construção de outras plantas no Brasil para a geração, transmissão e também distribuição de energia.
Uma resposta
Porque não colocaram as placas em cima do canal, não ocupariam espaço e seria mais produtivo.