A Lojas Pompéia, que atua no segmento de moda do Rio Grande do Sul, e a EDP inauguraram duas usinas solares em Santa Margarida do Sul (RS). A instalação ocupa uma área de quase 44.900 m2, equivalente a mais de quatro campos de futebol.
Na construção, foram utilizados 2.688 módulos fotovoltaicos bifaciais de 540 Wp e cinco inversores de 250 kW, além de contar com tecnologia de tracking.
Com capacidade instalada total de 1,25 MWac, o empreendimento gerará cerca de 2.798 MWh de energia renovável por ano. O objetivo é abastecer 44 das 87 lojas da marca durante o período de 10 anos.
Segundo a Lojas Pompéia, a companhia carrega a missão de avançar em estratégias de sustentabilidade, e o novo projeto representa um importante passo para essa conquista. Com as usinas, a empresa deixará de emitir quase 900 toneladas de CO2 por ano com o consumo de energia renovável em mais de 50% de suas operações.
A estimativa é que a economia direta seja de 20% e a indireta de 15%, totalizando 35% ao ano em sua conta de energia. Além disso, a companhia visa valores sustentáveis que preservem o meio ambiente.
“Queremos liderar a transição energética e estamos investindo cerca de R$3 bilhões em energia solar no Brasil”, afirma Carlos Andrade, vice-presidente de Clientes da EDP no Brasil.
De acordo com ele, contribuir para que outras empresas passem a utilizar energia renovável em suas operações está entre os objetivos da EDP no Brasil. “E, para que assim, avancem em suas estratégias de sustentabilidade”, ressalta.
Informações técnicas sobre as usinas
Potência nominal da inversores instalados na usina I = 1.000 kWac (1179 kWp);
Potência nominal da inversores instalados na usina II = 250 kWac (272 kWp);
Tipo de estrutura = Tracker — 1V56;
Tipo de módulo = Bifacial de 540 Wp