A Matrix Energia anunciou que pretende instalar 224 MWh em BESS (Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias, em português) até 2025. Para financiar esse projeto, a empresa acaba de emitir R$ 100 milhões em debêntures verdes, por meio de sua subsidiária GET Comercializadora. A emissão, com prazo de seis anos, teve como coordenador líder a Caixa Econômica Federal.
“Essa operação é um marco significativo para a Matrix, sendo a primeira emissão verde no Brasil destinada especificamente ao armazenamento de energia em baterias e a segunda emissão de debêntures verdes da companhia em menos de 12 meses. O mercado de capitais tem sido fundamental para apoiar nosso ambicioso plano de investimentos, tanto em BESS quanto em ativos de geração solar,” afirma Federico Marsano, CFO da Matrix Energia.
As debêntures verdes (incentivadas) permitem às empresas captar recursos no mercado de capitais para financiar projetos de infraestrutura, oferecendo aos investidores isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os rendimentos obtidos.
Leia também
- Armazenamento e recursos energéticos distribuídos estão entre as prioridades do ONS
- Ranking mostra marcas de inversores híbridos mais citadas pelos integradores
Segundo Marco Buzzo, head do Banco de Investimento da CAIXA, a operação marca o compromisso do banco com a agenda sustentável, financiando projetos que incentivem a expansão da matriz energética limpa no Brasil.
A Matrix Energia lançou a unidade de negócios Energy as a Service (EaaS) no final de 2023, expandindo o portfólio de soluções em eficiência energética e sistemas de armazenamento. Uma das funções do BESS é equilibrar a oferta de energia em regiões onde a matriz é fortemente dependente das fontes intermitentes, como solar e eólica.
Por exemplo, o BESS pode armazenar energia fora dos horários de pico para liberação durante períodos de alta demanda ou preços elevados.
Assista também
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.