Com colaboração de Frederico Tapia
Com o maior salto registrado desde dezembro de 2023, o mês de abril deste ano apresentou uma expansão de 1,5 GW na matriz elétrica brasileira, segundo dados divulgados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta quinta-feira (16).
Ao todo, foram 49 usinas entrando em operação comercial no último mês, sendo 20 empreendimentos fotovoltaicos (733,7 MW); 20 usinas eólicas (559,9 MW); seis plantas termelétricas a biomassa (208,5 MW) e uma hidrelétrica (3 MW).
No acumulado do ano, já são mais de 4.13 GW de potência instalada no país, com 127 novas usinas tendo as suas operações comerciais liberadas pela ANEEL em 14 estados.
Os principais destaques do ano, até o momento, são o Rio Grande do Norte (1.38 GW); a Bahia (673,5 MW); e Minas Gerais (649,5 MW).
Durante o mês de abril, o Piauí foi o estado com maior expansão da matriz elétrica, com 14 novos empreendimentos em operação e uma ampliação de 400 MW.
Ainda de acordo com a Agência, o Brasil já soma mais de 202 GW de potência em fiscalização. Desse total em operação, cerca de 85% é fruto das usinas de energias renováveis, conforme mostra a ilustração abaixo:
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.