“Será uma revolução nas baterias de lítio moderna para veículos”. De acordo com Adalberto Maluf, diretor de sustentabilidade da BYD Brasil, essa é expectativa com o lançamento da bateria Blade, produto desenvolvido pela BYD que redefine os padrões de segurança para carros elétricos no mundo.
O anúncio oficial aconteceu durante um evento online na China, que contou com a participação de Wang Chuanfu, presidente global da BYD.
Entre as vantagens do novo equipamento estão a lenta liberação de calor e baixa geração de calor, capacidade de não liberar oxigênio durante as avarias e de não pegar fogo.
“A nova química e o desenho das baterias de lítio Blade criam a bateria mais segura de todo o mercado mundial. É a resposta a um longo processo de pesquisa para criar uma bateria à prova de fogo e explosões”, afirmou Maluf.
Devido à estrutura da bateria Blade, a utilização de espaço fica otimizada em mais de 50% em comparação com as convencionais de bloco de fosfato de ferro e lítio, segundo a empresa.
O Han EV, principal modelo sedã da BYD programado para ser lançado em junho deste ano, virá equipado com a bateria Blade. De acordo com He Long, vice-presidente da BYD, outras marcas de veículos também já estão discutindo parcerias baseadas na tecnologia da bateria.
BYD e Toyota lançam BYD TOYOTA EV Technology
A BYD e a Toyota anunciaram que foi concluída a criação da Joint Venture, responsável por conduzir a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias de baterias para veículos elétricos (BEVs). A união das duas forças havia sido anunciada no dia 7 de novembro de 2019 e o registro acaba de ser formalizado. O início das operações está previsto para maio de 2020.
O nome oficial da nova empresa é BYD TOYOTA EV TECHNOLOGY CO., LTD. (BTET). Hirohisa Kishi, da Toyota, atuará como presidente e Zhao