Microinversores complementam inversores string em aplicações de GD

Flexibilidade permite que instaladores otimizem o espaço mesmo em instalações com configurações irregulares ou obstruções
4 minuto(s) de leitura
Canal Solar Microinversores são um complemento vital para inversores string em aplicações de GD
Microinversores fornecem uma solução ideal em cenários onde o espaço é limitado. Foto: Freepik

A expansão global da energia solar e a crescente implantação de energia fotovoltaica distribuída criaram uma demanda significativa por microinversores, especialmente em sistemas fotovoltaicos residenciais.

Essa demanda crescente pode ser atribuída a cenários específicos de aplicação e aos padrões de segurança exclusivos implementados em diferentes regiões.

Os microinversores surgiram como um complemento vital para os inversores string, atendendo às diversas aplicações e demandas crescentes de sistemas fotovoltaicos distribuídos.

Cenários de aplicação

Limitações de espaço

Os microinversores fornecem uma solução ideal em cenários onde o espaço é limitado, como telhados menores ou instalações com condições irregulares.

Ao distribuir inversores no nível do painel, os microinversores permitem o uso eficiente do espaço disponível. Cada painel solar opera de forma independente, maximizando a utilização da área do telhado.

Essa flexibilidade permite que os projetistas e instaladores de sistemas otimizem o espaço mesmo em instalações com configurações irregulares ou obstruções.

Além disso, a instalação individual de microinversores oferece possibilidades de otimização de projeto, pois cada painel tem seu rastreamento de ponto de potência máxima dedicado (MPPT), permitindo a produção de energia ideal com base na orientação e posicionamento do painel.

Figura 1: Telhados com orientações variadas
Figura 1: Telhados com orientações variadas

Sistemas solares de varanda

A popularidade dos sistemas solares de varanda aumentou recentemente devido à sua simplicidade e facilidade de instalação.

Os microinversores alinham-se perfeitamente com os requisitos dos sistemas solares de varanda. Seu tamanho compacto, desempenho eficiente e otimização de painel individual os tornam ideais para instalações de menor escala.

A natureza plug-and-play dos sistemas solares de varanda complementa a tecnologia de microinversores, pois eles podem ser facilmente integrados sem fiação complexa ou conhecimento técnico, permitindo que pessoas sem conhecimentos especializados os instalem convenientemente.

Figura 2: Sistema fotovoltaico de varanda
Figura 2: Sistema fotovoltaico de varanda

Mitigação de sombreamento parcial

Os microinversores desempenham um papel crucial na mitigação dos efeitos adversos do sombreamento parcial em sistemas fotovoltaicos distribuídos. Ao operar de forma independente para cada painel solar, os microinversores oferecem controle e otimização individuais.

Quando um painel experimenta sombreamento, o microinversor ajusta de forma autônoma a sua saída, maximizando a geração de energia sob as condições prevalecentes.

Essa estratégia eficaz de mitigação de sombreamento garante que a produção geral de energia seja minimamente impactada, mesmo na presença de sombreamento em um único painel.

Figura 3: Situação de sombreamento parcial
Figura 3: Situação de sombreamento parcial

Segurança no Microinversor

Como os microinversores convertem a energia CC em energia CA no nível do painel, eles operam a uma tensão CC mais baixa (aproximadamente 60V).

Isso reduz significativamente o risco de incêndio decorrente do arco em corrente contínua de alta tensão,

Consequentemente, a necessidade de detecção de arco CC torna-se desnecessária em sistemas de microinversores devido à ausência de alta tensão CC. Isso faz com que o microinversor seja uma boa escolha para algumas regiões especiais onde têm padrões de segurança exclusivos como os EUA.

Figura 4: Sistema de microinversor
Figura 4: Sistema de microinversor

Microinversor Growatt

A Growatt, líder mundial no fornecimento de soluções de energia distribuída e especialista em energia renovável, lançará em breve seu microinversor da série NEO no mercado LATAM.

A série NEO oferece uma gama de bandas de potência, incluindo 1200W, 1600W e 2000W, e suporta dois métodos de comunicação: RF e WiFi. microinversores com módulos de RF integrados podem ser conectados ao ShineWeLink para monitoramento remoto.

Entre os produtos iniciais está o NEO 2000M-X, que possui 4 MPPTs independentes para desempenho ideal do painel, comunicação Lora criptografada e compatibilidade com módulos solares de 600W+.

Com uma tensão de partida muito baixa de 20 V, o sistema solar pode iniciar a operação mais cedo e sustentar a operação por mais tempo.

Figura 5: NEO 2000M-X
Figura 5: NEO 2000M-X

 


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Picture of Growatt
Growatt
Fornecedora de soluções em energia distribuída, especializando-se na geração, armazenamento e consumo de energia sustentável.

3 respostas

  1. boa tarde já tenho uma usina de 12 placas de 550w pela potência do inversor de 5
    para eu colocar mais 4 placas posso colocar este micro inversor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.