O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que 100% das moradias do programa Minha Casa, Minha Vida terão energia solar, durante a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20, em Belo Horizonte (MG).
Segundo o executivo, o projeto será lançado na próxima semana pelos ministérios de Cidades e de Minas e Energia, visando estimular não só o desenvolvimento da fonte no país, como também fomentar a criação de empregos e de “combater a desigualdade de forma verdadeira e sólida”, disse ele.
Apesar do anúncio, o ministro não deu mais detalhes sobre o uso da tecnologia no programa de habitação popular por parte do Governo Federal.
Em julho do ano passado, a fonte foi incluída no Minha Casa, Minha Vida com a sanção da Lei 14.620/2023 – que recriou o programa habitacional no lugar do programa Minha Casa Verde e Amarela, trazendo incentivos para a energia solar.
Encontro do G20 no Brasil
A presidência do Brasil no encontro do G20 tem como objetivo apontar ao mundo os desafios que precisam ser enfrentados para que essas transações se deem de forma justa, inclusiva e equilibrada.
No Grupo de Trabalho, coordenado pelo MME (Ministério de Minas e Energia), o objetivo é compartilhar informações e promover uma ação política coordenada para acelerar e ampliar os benefícios da transição energética para todo o mundo.
Segundo a Pasta, a escolha por Minas Gerais para sediar a 3ª reunião do grupo de trabalho do G20 se deu pelo fato de o estado ser o maior produtor de energia solar do país.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
6 respostas
Será através de licitação?
Como será o contratação de empresas para instalação dos sistemas fotovoltaico s
Como será a instalação nas residências, haverá contratação de empresas credenciadas,?
Esse programa de minha casa minha vida só sai para as pessoas que vem de fora que tem menos de 50 anos tenho 66 nunca consegui porque só ganho um salário do LOAs
Estas decisões são ótimas, desde que o governo pague a conta, aqui pelo nordeste a renda das pessoas vem a cada ano ficando mais distante do programa MCMV.
Ao responsável pelo conteúdo, meu nome é Rogério Bueno, sou mantenedor na área de energia solar onde moro(Andrelandia MG),gostaria de saber como posso participar para a instalação das usinas fotovoltaicas no programa MCMV aqui na minha região? Obrigado