O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, será convocado à Câmara dos Deputados para apresentar o plano de ação da Pasta para garantir o restabelecimento da energia elétrica em São Paulo e na região, que ainda têm imóveis sem energia.
O requerimento que convida o ministro para uma audiência pública foi aprovado nesta quarta-feira (30) na Comissão de Minas e Energia. Além do plano de ação, Silveira deverá apresentar propostas para evitar futuras ocorrências.
A audiência pública será realizada em conjunto com a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, em data a ser combinada com a agenda do ministro.
O autor do requerimento, deputado Murillo Gouvea (União Brasil/RJ), alegou na justificativa do requerimento que é de responsabilidade do ministério “gerir e tomar ações necessárias para efetivar a obrigação das concessionárias”.
“Requeremos a presença do ministro para explanar as ações necessárias para o restabelecimento de energia na região, bem como as políticas públicas a serem adotadas perante à ANEEL e à Enel para evitar interrupções nos serviços essenciais e prejuízos econômicos que vêm ocorrendo de forma recorrente na cidade de São Paulo”, destacou o parlamentar.
“A transparência nas ações do governo, da ANEEL e da Enel é fundamental para a resolução da crise. A comunicação com a população é essencial para que a sociedade tenha conhecimento do progresso dos trabalhos e os prazos reais para a normalização do fornecimento de energia”, acrescentou.
Itaipu
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados também aprovou o convite ao diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, para que compareça ao colegiado a fim de esclarecer detalhes do convênio firmado entre aquela entidade e a CCA-PR (Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná), ligada ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), no valor de R$ 81 milhões.
Para o deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES), autor do requerimento, o volume de recursos envolvidos enseja a necessidade de um “diálogo construtivo e transparente sobre esse importante tema, possibilitando a busca por soluções que promovam o interesse público”.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.