Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.02 segundos Miniusina solar empregará 16% de cidade do Piauí – Canal Solar

Miniusina solar empregará 16% de cidade do Piauí

A miniusina de Coivaras vai atender a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde)
Miniusina solar empregará 16% de cidade do Piauí

Localizado há 77 km de Teresina (PI), o município de Coivaras (PI) será impactado positivamente com a construção de uma miniusina de energia solar de administração e responsabilidade do Governo do Estado.

A planta faz parte de um projeto de PPP (Parceria Público-Privada) de miniusinas de energia solar, gerenciado pela SUPARC-PI (Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí). 

Segundo estimativas do governo do Piauí, a instalação da miniusina poderá empregar, de forma direta e indireta, até 16% da população do município. Atualmente, a cidade tem 4 mil habitantes.

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões, destaca que a criação dos novos postos de trabalho será de grande impacto. “Estima-se a criação de 50 empregos diretos e mais de 600 postos de trabalho indiretos com a criação desse sistema de energia renovável. Isso permite novas oportunidades para a comunidade dessas cidades, a partir da necessidade de capacitação de mão de obra qualificada”, ressalta.

A miniusina de Coivaras vai atender a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde). A energia gerada na estrutura ficará como crédito ao Governo do Estado do Piauí junto à Equatorial Energia, permitindo economia para os cofres públicos. 

A planta, com potência instalada de 5 MW, terá uma capacidade de geração mais do que o suficiente para atender a Sesapi. A PPP de Miniusinas de Energia Solar já passou por processo de viabilidade, consulta pública, licitação e agora segue com a implantação, após a assinatura do contrato. 

Saiba mais: Piauí vai construir oito usinas fotovoltaicas por meio de PPP

Serão três responsáveis pela implantação das miniusinas no Piauí: Energias Sustentáveis do Piauí (2 lotes que representa 4 miniusinas), GM Energia (1 lote que representa 2 miniusinas) e Brenge Par (1 lote que representa 2 miniusinas). Em pleno funcionamento, o parque de energia solar do Piauí vai gerar 40 MW, somando as oito mini usinas em implantação.

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.