O MME (Ministério de Minas e Energia) prorrogou o prazo da chamada pública para a seleção de projetos de hidrogênio de baixa emissão de carbono, destinados à descarbonização da indústria brasileira. Inicialmente prevista para encerrar em 2 de novembro, a data final foi estendida para 9 de novembro.
Os projetos selecionados poderão concorrer a uma parcela dos recursos do Climate Investment Funds – Industry Decarbonization (CIF-ID), com valor total estimado entre US$ 125 milhões e US$ 250 milhões.
Esse apoio poderá cobrir despesas de engenharia, capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos, além de outros custos envolvidos na estruturação dos empreendimentos.
Serão considerados elegíveis projetos que utilizem hidrogênio produzido a partir de biomassa, etanol, biometano, gás natural com CCS (captura e armazenamento de carbono), entre outros métodos, além de projetos que utilizem o hidrogênio como insumo para indústrias de aço, cimento, fertilizantes, celulose, vidro, entre outras.
Para obter acesso ao financiamento, os projetos precisam estar em operação até o final de 2035.As instituições que já tiverem submetido propostas e desejarem realizar alterações, basta fazer nova submissão que será considerada a última versão. Clique aqui para acessar a página de submissão de propostas.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.