As próximas semanas serão marcadas por mudanças climáticas que afetarão a geração de energia solar, em especial nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. É o que mostra o novo boletim quinzenal do Climatempo, uma das principais empresas de meteorologia e de análises climáticas do país.
De acordo com a empresa, nos próximos 15 dias a previsão é de chuvas acima da média para a maior parte dos estados nordestinos devido à atuação de uma zona de convergência intertropical e da circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera.
Dessa forma, haverá um aumento da nebulosidade e, consequentemente, uma menor incidência de radiação solar na superfície e temperaturas menores do que o esperado para a época do ano.
As maiores instabilidades ocorrem a partir de hoje (14) e os temporais irão atingir todos os estados ao longo dos próximos dias, ganhando força pelo sertão e pelo interior nordestino, exceto pelo centro-sul da Bahia.
“Esses fatores contribuirão para a diminuição do potencial de geração de energia solar na região nos próximos 15 dias”, destaca o relatório.
Por outro lado, o Climatempo informa que na região Sudeste, os próximos dias serão marcados por chuvas abaixo da média histórica, especialmente no estado de Minas Gerais, o que pode aumentar o potencial de geração dos sistemas fotovoltaicos.
Contudo, a partir de 20 de março o cenário das chuvas deve retornar com maior frequência e intensidade, impactando em uma redução do potencial de geração solar, em todos os quatro estados que compõem a região Sudeste do país.