Em vista dos desastres que têm acontecido no Brasil, como inundações e deslizamentos, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou uma série de normas para auxiliar no enfrentamento de acidentes naturais quanto provocados pelo homem.
O objetivo principal é informar à sociedade, por meio de documentos normativos, como atuar em casos de desastres naturais.
Segundo a Agência, foram selecionadas normas da coletânea “segurança e resiliência” para orientar o público sobre sobre segurança, prevenção e resiliência na continuidade das atividades socioeconômicas, auxiliando na retomada de negócios e na redução dos impactos das situações de emergência.
Segundo Mario William Esper, presidente da ABNT, as múltiplas atividades de gestão de incidentes geralmente são compartilhadas entre organizações do terceiro setor, e agências, setor privado, entidades regionais e governos, em diferentes âmbitos de atuação. “É necessário orientar todas as partes envolvidas sobre como preparar e implementar a gestão de incidentes”, destacou.
Fazem parte da Coletânea os seguintes documentos:
- ABNT PR 1021 -Centro de operações de cidade − Implementação nas cidades;
- ABNT NBR 9077 – Saídas de emergência em edifícios;
- ABNT NBR 15219 – Plano de emergência − Requisitos e procedimentos;
- ABNT NBR 16901, Gerenciamento de áreas contaminadas − Plano de desativação de empreendimentos com potencial de contaminação – Procedimento.
- ABNT ISO/TS 22317, Segurança e resiliência − Sistemas de gestão de continuidade de negócios − Diretrizes para análise de impacto nos negócios (BIA);
- ABNT NBR ISO 22301, Segurança e resiliência − Sistema de gestão de continuidade de negócios – Requisitos;
- ABNT NBR ISO 22320, Segurança e resiliência − Gestão de emergências − Diretrizes para gestão de incidentes;
- ABNT NBR ISO 22322, Segurança da sociedade – Gestão de emergências – Diretrizes para aviso público;
- ABNT NBR ISO 22361, Segurança e resiliência − Gestão de crises – Diretrizes;
- ABNT NBR ISO 37123, Cidades e comunidades sustentáveis − Indicadores para cidades resilientes.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.