Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.03 segundos Oferta de energia solar e eólica será maior que do petróleo até 2050 – Canal Solar

Oferta de energia solar e eólica será maior que do petróleo até 2050

Relatório da BP aponta que a participação das renováveis ​​na matriz global pode chegar a 65% em menos de 30 anos
Oferta de energia solar e eólica será maior que a do petróleo até 2050
Tecnologias limpas estão ficando mais baratas em razão do aumento de escala e das políticas governamentais. Foto: Freepik

O petróleo e gás se tornarão uma parte cada vez menor da matriz global de energia até 2050, enquanto alternativas de carbono zero – como energia solar e eólicacontinuarão a aumentar a sua penetração na matriz elétrica mundial, segundo relatório divulgado pela BP nesta segunda-feira (30).

De acordo com o documento publicado pela petrolífera do Reino Unido, a participação dos combustíveis fósseis como fonte primária de energia deverá cair de 80% em 2019 para 55% a 20% até 2050, enquanto a participação dos renováveis ​​crescerá de 10% para 35% a 65% no mesmo período.

Essa reestruturação fundamental dos mercados globais de energia é impulsionada por três fatores:

  • Sustentabilidade: Um foco crescente na necessidade de diminuir o aquecimento global à medida que os eventos climáticos extremos se tornam mais comuns e óbvios e os cidadãos e clientes exigem ação.
  • Segurança: Novo desejo de países em todo o mundo de aumentar sua segurança energética por causa da invasão russa da Ucrânia.
  • Acessibilidade: Um esforço contínuo para manter os preços de energia estáveis ​​para os consumidores.

Em nota publicada juntamente com o relatório, Spencer Dale, economista-chefe da BP, chamou esses três fatores de “trilema de energia” e destacou que o aumento das emissões de carbono e a frequência crescente de eventos climáticos extremos nos últimos anos apenas reforçam a importância de ações que ajudem o planeta a atingir a neutralidade de carbono. 

Solar e eólica crescem três vezes mais que as demais fontes de energia

De acordo com a BP, o ritmo com que as energias renováveis ​​estão entrando no sistema energético global é mais rápido do que qualquer combustível anterior na história e que tecnologias limpas também estão ficando mais baratas em razão do aumento de escala e das políticas governamentais que incluem cada vez mais incentivos financeiros.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.