Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.02 segundos ONS avalia o que causou o apagão em Roraima no sábado – Canal Solar

ONS avalia o que causou o apagão em Roraima no sábado

No total, houve o desligamento de todo o sistema isolado, interrompendo 190 MW de carga
Canal-Solar-ONS-avalia-o-que-causou-apagao-em-Roraima-no-sabado.jpg
Roraima é o único estado fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende de termelétricas para o fornecimento de energia. Foto: Pixabay

O Operador Nacional do Sistema (ONS) avalia quais foram as causas que levaram ao apagão de sábado (15) no estado de Roraima. Às 17h19 houve o desligamento automático de todo o sistema isolado, incluindo as termelétricas que estavam em operação no instante da ocorrência.

A falha levou à interrupção de 190 MW de carga. A energia só foi restabelecida às 00h10 de domingo (16). Roraima é o único estado fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende de termelétricas para o fornecimento de energia.

O processo de recomposição das cargas contou com a coordenação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e das empresas geradoras que atuam no sistema da distribuidora de energia local, a Roraima Energia, que atende a 197 mil unidades consumidoras.

Já a partir das 17h55min o ONS iniciou a coordenação das ações de recomposição do sistema. No entanto, problemas técnicos encontrados no processo impediram o efetivo retorno ao atendimento das cargas interrompidas.

Às 20h25min, o ONS em parceria com todos os agentes envolvidos iniciaram novo processo efetivo de recomposição e, a partir desse horário, as cargas foram gradativamente sendo normalizadas.

“Reiteramos que, desde que a interrupção de fornecimento de energia foi identificada, atuamos prontamente para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível”, diz o ONS.

Picture of Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.