O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) acaba de lançar o GamethONS, um desafio tecnológico direcionado a estudantes e professores do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil, com o objetivo de conscientizar a importância da energia.
De acordo com o Operador, a proposta é estimular os participantes a desenvolverem um jogo digital inédito, cujo tema são os desafios do setor elétrico nacional e sustentabilidade.
Para os alunos, o GamethONS é uma oportunidade de ampliar conhecimentos sobre temas de relevância global, além de estimular habilidades criativas e o protagonismo digital.
GamethONS: como funciona?
Para participar, é necessário que o interessado esteja cursando o Ensino Médio e apresente sua matrícula ativa em 2023 ou seja um profissional de ensino. Ambos devem comprovar que fazem parte de alguma instituição pública devidamente reconhecida.
Os interessados deverão formar equipes, compostas por um professor ou professora e dois estudantes. O projeto é integralmente online e as inscrições podem ser feitas neste site até o dia 28 de março.
As 50 primeiras equipes inscritas serão convidadas para a live de abertura do GamethONS, no dia 3 de abril, às 19h. Na live, será finalizado o terceiro e último passo para confirmar a participação: a validação da inscrição na plataforma onde serão realizadas as atividades.
Critérios de avaliação e premiação
A avaliação dos projetos será realizada por uma comissão de funcionários do ONS e representantes da Sincroniza Educação, empresa parceira do Operador na concepção e execução da iniciativa.
Entre os critérios a serem observados pelos avaliadores estão: adequação ao tema; jogabilidade; originalidade de game design e recursos; coerência entre o projeto/documentação e o produto final.
As equipes vencedoras receberão prêmios que vão desde notebooks até documentos digitais de Menção Honrosa. Além disso, os estudantes das equipes classificadas entre as dez primeiras colocações poderão concorrer a uma oportunidade de estágio de curta duração na área de Tecnologia da Informação do Operador.
As vagas são de seis meses de duração e estão sujeitas ao interesse dos participantes, à aprovação dos representantes legais e à aprovação da escola.