Uma operação realizada pelas equipes da Divisão de Investigação, Operações Especiais e da Polícia Científica identificou 11 suspeitas de fraude no consumo de energia elétrica nas cidades de Castanhal, Vigia, São Caetano de Odivelas e Santo Antônio do Tauá, nordeste do Pará.
De acordo com a distribuidora, Equatorial Pará, foram desviados 66 MWh de energia, o suficientes para abastecer 70 casas populares durante um período de 1 ano. A ação começou ndia 23 de setembro e terminou na última sexta (27).
Foram flagradas cinco fraudes nos medidores de energia e seis desvios diretos na rede. Onze pessoas foram encaminhadas à delegacia para prestarem esclarecimentos.
A Equatorial informou que o furto de energia elétrica, também conhecido como “gato” e a fraude de medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.
Estas práticas ilícitas podem causar curtos circuitos, incêndios e até acidentes fatais. Além dos perigos à segurança, as fraudes sobrecarregam a rede elétrica, provocando instabilidade no fornecimento e prejudicando serviços essenciais, como hospitais e segurança pública.
As denúncias de irregularidades devem ser feitas por meio da Central de Atendimento da Equatorial pelo 0800 091 0196 ou pelo site, clicando aqui.