A Órigo Energia, empresa do segmento de energia solar em GD (geração distribuída) anunciou a captação de R$ 600 milhões em títulos verdes (green bonds), por meio de sua subsidiária no Brasil. O Bradesco BBI é a instituição intermediária na operação.
Green Bonds (títulos verdes na tradução) são títulos da dívida e tem o propósito de apoiar projetos sustentáveis com benefícios ambientais.
O montante será utilizado para a expansão da empresa e será aplicado na estruturação, implantação, construção, comissionamento e operação de projetos de geração distribuída.
A previsão é de que sejam instaladas mais de 150 fazendas solares, e que a seja mais de 245 MWp de capacidade instalada em diversos estados brasileiros.
“Estamos orgulhosos de liderar este importante passo para a promoção da energia solar no Brasil, em um modelo de negócios que tem um papel relevante para democratizar o acesso dos consumidores a essa matriz energética limpa”, comenta Surya Mendonça, CEO da Órigo Energia.
“Com esta emissão, estamos contribuindo para um futuro mais verde e sustentável, ao mesmo tempo em que criamos oportunidades econômicas”, finaliza.
A importâncias dos Green Bonds
A emissão de Green Bonds traz benefícios socioambientais relevantes e tangíveis, incluindo o apoio à transição energética do país, que tem um papel relevante ao contribuir para a busca do equilíbrio frente às mudanças climáticas.
Ao optar por esse caminho para financiar projetos, as empresas comprometidas com as questões ambientais obtêm benefícios diretos desse tipo de dívida, como: maior possibilidade de ampliar a base de investidores pelo acesso a investidores institucionais e fundos que focam em investimentos com caráter sustentável.
Outras vantagens são: melhoria da reputação e imagem corporativa à medida que a opção por esse tipo de operação financeira reforça o compromisso com a responsabilidade ambiental; entre outros.
Sobre a Órigo Energia
A Órigo Energia, empresa na área de geração distribuída, opera desde 2010 e é uma das pioneiras do setor no Brasil. A empresa tem como objetivo massificar e democratizar a energia renovável no país e participa ativamente das principais discussões setoriais e incentiva medidas que possam tornar a energia renovável uma alternativa simples e acessível para todos os brasileiros.
Em 2019, a companhia obteve certificação internacional como B Corporation por seu compromisso com o impacto social e ambiental por meio de seu modelo de negócios.
A empresa ganhou por dois anos consecutivos o Prêmio Eco, da AmCham. Em 2023 e 2024 foi considerada uma das empresas mais promissoras do mercado de acordo com o relatório setorial da plataforma de inovação Distrito.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.