Uma parceria firmada entre duas empresas do Rio Grande do Sul pretende criar contêineres com energia solar para auxiliar o trabalho dos centros de reciclagem e ajudar na preservação do meio ambiente.
A ideia é desenvolver um contêiner para que as máquinas que realizam o processo de reciclagem funcionem por meio de energia solar. Com isso, o processo seria feito de forma 100% sustentável.
A parceria engloba as empresas Likso, que oferece ferramentas para diminuir o impacto dos resíduos plásticos produzidos pela sociedade, e a Solar Power Brasil, que atua há mais de uma década no setor fotovoltaico nacional.
“O projeto busca equipar os contêineres dos centros de reciclagem com energia solar, para que as máquinas modulares sejam autônomas e 100% sustentáveis, sem depender de energia poluente e com ganhos econômicos substanciais”, explica Mario de Azambuja Jr, diretor de novos negócios da Solar Power Brasil.
De acordo com ele, após o desenvolvimento do projeto, a ideia também é levar o contêiner de reciclagem para vários lugares do Brasil, como numa praia, onde poderão ser coletados os plásticos e realizado todo o processo de reciclagem.
A Likso informou que também iniciou assessoria para construção de máquinas recicláveis para comunidades de baixa renda e que, no ano passado, o primeiro projeto da empresa foi aprovado em Porto Alegre, na Vila Santa Terezinha,, proporcionando equipar um container para ter o centro de reciclagem ativo.