A reciclagem das baterias de íons de lítio em grande escalas já é realidade no Brasil. Isso porque a distribuidora Aldo Solar e a empresa Energy Source firmaram neste mês uma parceria para distribuir baterias de íon lítio reutilizadas em todo território brasileiro.
A parceria se tornou viável após o desenvolvimento de um tecnologia exclusiva para a produção de baterias de íon lítio recarregáveis, baseada nos 3 R da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar, desenvolvida pela Energy Source.
“Foi um grande desafio desenvolver as baterias e, especialmente, descobrir como reutilizar estas células. Mas chegamos ao ponto em que estamos bastante satisfeitos e orgulhosos do nosso produto”, conta Peter Matthisen, diretor de tecnologia e sócio fundador da Energy Source.
Segundo Aldo Pereira Teixeira, fundador e presidente da ALDO, a parceria é uma forma que a distribuidora encontrou para unir o empreendedorismo à preservação do meio ambiente.
“A parceria com a Energy Source nos deu a chance de fortalecer nosso compromisso com a sustentabilidade e disponibilizar ao mercado um produto de alta tecnologia e muita qualidade. Estas baterias são quatro vezes mais duráveis e de fácil conexão. Garantem, por exemplo, 70% de economia em um sistema off grid de produção e armazenamento de energia solar”, afirma Aldo.
Segundo a Energy Source, as baterias são 70% mais leves, com descarga de 70% e proporcionam até 1.200 ciclos. Além disso, toleram altas e baixas temperaturas e não emitem gases.
Ainda de acordo com a empresa, as baterias podem ser usadas em diversos projetos e possuem SGC (Sistema de Gestão de Carga) inteligente para a proteção da carga, proteção para curto circuito e balanceamento interno dos blocos, evitando sobrecarga e descarga completa.