A recicladora fotovoltaica brasileira SunR e a associação internacional de reciclagem PV CYCLE firmaram parceria para atender a América Latina na emissão de certificado para fornecimento de informações e serviços durante todo processo de descarte ambientalmente correto de painéis solares e outros componentes fotovoltaicos.
Segundo as empresas, hoje, o Brasil enfrenta aumento significativo na demanda por reciclagem de módulos devido ao descarte antecipado de painéis danificados.
Em 2024, a SunR já coletou o equivalente ao volume total recebido nos últimos quatro anos. A empresa projeta alcançar a marca de 4.500 toneladas até o fim do ano.
Módulo fotovoltaico destinado à reciclagem na SunR. Foto: SunR/Divulgação
A certificação começará a ser emitida em setembro e é destinada a fabricantes, proprietários de usinas, distribuidoras, dentre outros agentes do setor que queiram garantir o conhecimento necessário para a destinação correta dos módulos descartados.
O documento é um diferencial competitivo para as empresas para fecharem negócios, pois demonstra que estão orientadas por metas de sustentabilidade, esta ação ajuda a dar mais visibilidade para a marca.
Isso se evidencia, principalmente em um país como o Brasil, que não possui legislação específica para a logística reversa de módulos fotovoltaicos.
“A empresa que adere ao certificado recebe toda a orientação e cobertura da SunR para o descarte ambientalmente correto do material em todas as etapas da logística reversa”, afirma Marinna Pivatto, gerente de desenvolvimento de negócios da SunR.
“O certificado garante que o cliente tenha as informações sobre a norma vigente em descarte de módulos no Brasil e todas as mudanças que possam ter nessa legislação”, completa.
Além da parceria de certificação, a PV CYCLE investiu na empresa para melhorar a tecnologia dos maquinários e otimização de processos nas duas unidades: Valinhos (SP) e Montes Claros (MG).
Após o aporte financeiro, a parceria estuda uma nova unidade da empresa, que será instalada na região Nordeste. A ação visa diminuir os custos logísticos e de descarte para os clientes baseados naquela região.
“Com a parceria a SunR ganha muitos avanços operacionais. O certificado será atestado pelas duas marcas, então para a PV CYCLE será a entrada no mercado brasileiro, uma forma de clientes nacionais conhecerem mais a entidade”, finaliza Marinna.
“A parceria com a PV CYCLE representa um passo crucial para a SunR e para todo o setor fotovoltaico no Brasil”, afirma Leonardo Duarte, CEO e fundador da SunR.
“Além de fortalecer nossas operações, seremos capazes de oferecer a nossos clientes uma certificação reconhecida internacionalmente, o que agregará valor às suas operações e orientará com as melhores práticas ambientais”, completa o CEO.
O primeiro certificado será emitido durante a Intersolar
Marinna diz que o primeiro certificado emitido será destinado à empresa LONGi Solar, unidade Brasil. A empresa chinesa já possui o certificado global PV CYCLE em países como China e Estados Unidos.
Sobre a PV CYCLE
A PV CYCLE é baseada na Bélgica e existe desde 2007. É a primeira organização sem fins lucrativos especializada na gestão de resíduos de painéis fotovoltaicos e outros produtos ligados a sistemas de energia fotovoltaica, como equipamentos elétricos e eletrônicos, baterias e embalagens.
A PV CYCLE oferece serviços personalizados de gestão de resíduos e conformidade legal em escala global, com intervenção em todas as etapas do ciclo de vida de um painel fotovoltaico.
A empresa oferece aos membros e seus clientes soluções em todos os aspectos de conformidade com a responsabilidade estendida do produtor e gestão de resíduos.
Sobre a SunR
A SunR atua no Brasil desde 2020, é dedicada à reciclagem fotovoltaica, promovendo a logística reversa de módulos solares danificados. Também possui serviços que incluem inspeção termográfica por drone com IA, gestão de resíduos durante a construção ou operação e manutenção de usinas solares, e a reutilização de módulos fotovoltaicos para projetos sociais dos clientes.
Ao reintegrar materiais reciclados na cadeia produtiva, a SunR ajuda a conservar recursos naturais e minimizar o impacto ambiental. Operando com uma filosofia de “Aterro Zero”, a empresa recicla mais de 80% dos módulos fotovoltaicos e emite certificados de destinação ambientalmente correta.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.