O Parque Cultural Casa do Governador, instalado na residência oficial do governo do Espírito Santo, recebeu uma árvore solar e uma usina fotovoltaica nesta semana.
A árvore solar possui capacidade instalada de 3,5 kWp. É composta por 21 folhas fotovoltaicas, cobre uma área de quatro metros quadrados e conta com investimento de R$ 294 mil.
A usina fotovoltaica conta com potência instalada de 84 kWp, possui 156 módulos fotovoltaicos e deve produzir 10 MWh mensalmente. O investimento foi de R$ 706 mil.
O Parque Cultural é um espaço destinado à população que usufrui de produções culturais recebidas no local. Os projetos de energia solar instalados no parque atendem às necessidades energéticas do espaço.
Os projetos foram desenvolvidos pelo LabTeL (Laboratório de Telecomunicações da Universidade Federal do Espírito Santo), em colaboração com o CPID (Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo), Elena (Laboratório de Gestão de Energias Renováveis), com o apoio do Secti (Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional).
A Fapes (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo) forneceu apoio financeiro que subsidiou os estudos dos projetos fotovoltaicos.
“Além de trazer questões relacionadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a árvore solar é um projeto que traz diversos benefícios econômicos como a sua durabilidade e a otimização dos custos na conta de energia, além de sua representatividade perante a inovação tecnológica local, pois é uma iniciativa capixaba”, comentou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.
“A utilização da árvore solar também simboliza o desenvolvimento do uso racional da energia para o futuro, pois é um modelo que poderá ser expandido e utilizado para a população em geral”, concluiu.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.