A Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável da Enel Brasil, anunciou o início da operação comercial do parque solar São Gonçalo III – a segunda expansão do complexo fotovoltaico de mesmo nome, localizado no município de São Gonçalo do Gurguéia (PI).
Com a nova seção de 256 MW, o empreendimento alcançou uma capacidade instalada total em operação de 864 MW. A construção do complexo envolveu investimentos da ordem de R$ 870 milhões.
“A operação comercial desta nova expansão reafirma a importância do Brasil nos nossos planos de negócios, bem como o potencial de diversificação da matriz energética do país”, disse Bruno Riga, responsável pela Enel Green Power no Brasil.
Ao todo, o parque solar São Gonçalo III será capaz de gerar, sozinho, 597 GWh anualmente, evitando a emissão de mais de 400 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
Considerando todo o complexo, serão gerados mais de 2,0 TWh de energia por ano, evitando a emissão de 1,3 milhão de toneladas de CO2 a cada ano.
A produção de energia anual de todo o empreendimento também vai evitar a compra de 470 milhões de metros cúbicos de gás por ano, substituídos por energia renovável produzida no país.
De acordo com a Enel Green Power Brasil, todo o complexo possui cerca de 2,2 milhões de painéis solares, sendo todos bifaciais.
A construção do parque teve início em outubro de 2018, com 475 MW de capacidade instalada. O parque foi conectado à rede em janeiro de 2020.
Em agosto de 2019, a Enel anunciou a construção da primeira expansão do complexo, com 133 MW de capacidade, e que começou a operar em fevereiro de 2021.
Já a construção da terceira seção do projeto, que agora também está em plena operação, foi anunciada em dezembro de 2020.
Ao todo, o empreendimento solar São Gonçalo já beneficiou mais de 5,2 mil moradores de três municípios da área de influência do parque, em 17 iniciativas nas áreas de educação ambiental, cidadania, saúde, diversidade, cultura e formação profissional.
Entre as ações realizadas, foram viabilizadas a criação de um parque infantil construído com materiais reaproveitados da obra, como pallets de madeira, aplicando o conceito de economia circular para dar novos usos a materiais que seriam descartados.
A ENEL também implementou nos canteiros de obra iniciativas em linha com o modelo “Sustainable Construction Site” da Enel Green Power, como ações de economia e reúso de água, bem como medidas de eficiência na iluminação.