Com a consolidação do mercado fotovoltaico no Brasil e no mundo, cada vez mais empresas têm aplicado soluções inovadoras para expandir o leque de opções dos consumidores. Como é o caso da PHB Solar, que está disponibilizando o controlador de energia inteligente SEC1000.
“Projetado para plantas grandes, o SEC1000 consegue controlar até 60 inversores, por meio da RS485, e consegue colocar um transformador de corrente de até 5000 A. Ele também ajusta o fator de potência global da usina e monitora as grandezas e interação entre sistema fotovoltaico, rede e carga”, explicou o engenheiro Rogério Pereira, responsável pelo setor de inversores fotovoltaicos na PHB Solar.
Durante o webinário “Zero Grid e Limite de Potência”, promovido pelo Canal Solar, o especialista comentou as características do produto e destacou os modos de operação que o mesmo pode oferecer, como zero grid e limite de potência.
Explanando sobre a função zero grid, Pereira enfatizou que o equipamento controla a potência a ser injetada na rede para que a mesma seja sempre igual ou menor que a carga do local. “Ou seja, se minha carga é 20 kW, o inversor injeta apenas 20 kW, se a mesma subir para 45 kW, o inversor injeta 45 kW, isso garante que a energia colocada na rede da concessionária seja sempre zero”.
Ademais, o especialista apontou ser fundamental a utilização do SEC1000 em sistemas reticulados (redes subterrâneas), onde existem proteções de fluxo reverso de potência, e onde é preciso injetar uma potência maior que a demanda contratada com controle zero grid.
“Algo bem útil que os clientes do grupo A podem fazer também é solicitar a memória de massa do medidor, fundamental para validação da solução”, acrescentou.
Limite de potência
Outra aplicação interessante do SEC1000, segundo o engenheiro da PHB, é o controle da potência injetada na rede local para que nunca ultrapasse um valor pré-configurado. “Não estou falando mais do zero grid, falo da limitação da potência colocada no ramo da concessionária”
“Isso é muito útil quando estou trabalhando no meu extremo. Por exemplo, utilizo em locais com limitação na instalação como demanda, disjuntores já no gargalo da operação e transformadores”, finalizou.