O Estado do Piauí assinou, nesta semana, um memorando de entendimentos com a empresa Solatio para a instalação de um parque fotovoltaico focado na produção de hidrogênio verde. A usina, com 4 GW de potência, será construída em Bom Princípio do Piauí.
O empreendimento vai abastecer a indústria para a produção de amônia, matéria-prima do hidrogênio, em Parnaíba (PI). As obras devem ter início em 2025 e fazem parte da primeira etapa do projeto.
De acordo com o governador Rafael Fonteles (PT), o novo parque fotovoltaico vai abastecer a futura usina de hidrogênio verde.
A Solatio, atualmente, possui licença ambiental para produção de 11,4 GW de hidrogênio verde e amônia no Piauí, focando no abastecimento do mercado europeu.
Além disso, em novembro do ano passado a companhia anunciou junto a Green Energy Park um outro projeto de hidrogênio verde, que será localizado em Parnaíba (PI). As obras deste projeto começam em 2027.
Estado quer ser polo nacional de hidrogênio verde
O governador do Estado afirmou que o estado pretende se tornar um polo nacional na produção de hidrogênio verde. Segundo ele, o Piauí produz, atualmente, mais de cinco vezes a energia que consome, e tendo a matriz elétrica 100% limpa.
A posição foi anunciada durante a abertura da 1ª Citer (Conferência Internacional das Tecnologias das Energias Renováveis), entre os dias 3 e 5 de junho em Teresina (PI).
Segundo Fonteles, o Piauí já se posicionou como um protagonista no setor, atraindo dezenas de memorandos, além de já contar com projetos de instalação de plantas de produção de hidrogênio verde de empresas europeias e que devem começar a ser construídos no próximo ano.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.