A energia solar está presente em indústrias, comércios, residências, propriedades rurais. São inúmeros os empreendimentos que estão optando por escolher uma fonte renovável, promovendo economia e sustentabilidade.
E não para por aí. A energia fotovoltaica é uma tendência crescente também no turismo e na arquitetura, com muitos dos principais pontos de referência e destinos já usando painéis solares.
Essa fonte não apenas ajuda a reduzir a emissão de carbono e economizar nos custos de eletricidade, como também está se tornando, com outros recursos renováveis, uma atração turística.
O Canal Solar separou sete pontos turísticos famosos pelo mundo que já contam com energia solar. Confira.
1) Casa Branca, Estados Unidos
Residência oficial e escritório do presidente americano, a Casa Branca (White House) é um dos edifícios célebres de Washington DC e um dos principais pontos turísticos do país.
O sistema fotovoltaico na propriedade foi instalado em 1979 e, atualmente, possui 50 painéis solares.
Curiosidades
- O presidente Jimmy Carter foi o primeiro a instalar um sistema fotovoltaico na Casa Branca, com 32 painéis, em 1979, para fornecer água quente. Em 1981, o presidente Ronald Reagan removeu os equipamentos;
- George Bush adicionou energia solar a um prédio de manutenção em 2003;
- Em 2010, Barack Obama instalou um sistema fotovoltaico na propriedade. Este sistema se pagou em 2018.
2) Torre Eiffel, França
A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França, se tornando um dos principais pontos turísticos do mundo.
A torre, que é o edifício mais alto da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente. Seu sistema fotovoltaico foi instalado em 2012 e possui uma matriz de 10 m² no pavilhão de visitantes.
Curiosidades
- Os painéis solares são instalados na primeira plataforma da torre com 187 ft e no Pavilhão Ferrié;
- A energia solar aquece metade da água quente utilizada;
- Possui também duas turbinas eólicas que produzem 10 mil kWh de eletricidade por ano;
- O sistema foi financiado pela SETE (Société d’exploitation de la Tour Eiffel), que detém 40% dos direitos da torre, sendo o restante propriedade da prefeitura.
3) Taj Mahal, Índia
O Taj Mahal foi construído em 1600. Sua estrutura é alimentada por um sistema fotovoltaico, instalado em 2012, com cerca de 2 mil kWp de capacidade, na cidade de Agra.
Curiosidades
- Financiado pelo Taj Heritage Fund;
- A Índia planeja instalar 20 GW de capacidade solar fotovoltaica até 2022.
4) Vaticano, Itália
O sistema fotovoltaico, de 100 MW de potência, foi instalado em 2008. Possui aproximadamente 2.700 painéis solares no topo do auditório Paulo VI.
Curiosidades
- Papa Bento XVI, o primeiro líder do Vaticano a usar energia solar;
- Considerado o primeiro “estado-nação solar”;
- Fornece energia solar a 40 mil residências;
- Maior usina solar da Europa;
- Energia suficiente para alimentar as necessidades de aquecimento, resfriamento e eletricidade de um prédio de 6.300 lugares;Reduz a pegada de carbono em 225 toneladas por ano.
5) Alcatraz, Estados Unidos
Alcatraz é uma ilha localizada no meio da Baía de São Francisco na Califórnia (EUA). Inicialmente, foi utilizada como base militar, e somente mais tarde foi convertida em uma prisão de segurança máxima.
Seu sistema fotovoltaico, de 307 kW, foi instalado em 2012 no telhado do edifício Cellhouse.
Curiosidades
- A matriz solar está oculta para preservar a integridade histórica;
- A microrrede movida a energia solar reduziu o tempo de funcionamento dos geradores a diesel de 100% para 40% ao longo de um ano.
6) ONU, Suíça
O Escritório das Nações Unidas em Genebra é a segunda maior das quatro principais sedes das Nações Unidas. Seu sistema fotovoltaico foi instalado em 2014 em uma área de 3.223 m².
Curiosidade
- Produz 600 mil kWh de energia anualmente.
7) Maracanã, Brasil
O Brasil possui um dos estádios mais famosos do mundo: o Maracanã. Fundado em 1950, o estádio já recebeu públicos de mais de 200 mil pessoas e foi palco de grandes partidas de futebol, shows musicais e outros eventos e é um dos principais pontos turísticos da cidade.
A usina solar, instalada em 2014, tem capacidade de 400 kWp, com um total de 1.552 módulos solares, que cobrem uma área de 2.380 m² e são capazes de gerar 500 MWh de energia por ano.
Curiosidade
- O Maracanã Solar foi uma proposta levada pelo Instituto Ideal e teve o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco de Fomento Alemão KfW.