Potencial solar na Bahia impulsiona mercado fotovoltaico no Brasil

De cada dez cidades baianas, nove possuem pelo menos um sistema fotovoltaico
Potencial solar no estado da Bahia impulsiona mercado fotovoltaico no Brasil

A energia fotovoltaica expandiu fortemente no estado da Bahia no último ano. Segundo levantamento realizado pelo Canal Solar, com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a potência instalada de GD (geração distribuída) solar na região teve um crescimento de 179,69%.

A pesquisa apontou que em 2019 o estado encerrou com 57,37 MW de potência instalada, já em 2021 este número foi de 160,46 MW. Atualmente, a Bahia é o 10º estado com maior potência instalada, com 393 das 417 cidades já contando com pelo menos um sistema fotovoltaico instalado, representando 94,24% de todos os municípios brasileiros.

A capital do estado, Salvador, lidera o ranking das cidades baianas com maior potência instalada (12,68 MW), seguida de Barreiras (6,86 MW) e Camaçari (6,42 MW).

Para Felipe Cerqueira Pimenta da Cunha, superintendente da Amara-e, distribuidora de kits geradores fotovoltaicos, o estado possui um potencial enorme para a geração de energia por meio do Sol.

O executivo ainda destaca que este potencial do estado está atrelado a diversos fatores geográficos e socioeconômicos. “O estado conta grandes áreas disponíveis, com alta incidência da irradiação solar, composta de vastas planícies e com vegetações rasteiras, sendo as planícies atraentes para construção de usinas mantendo homogeneidade na instalação e a vegetação rasteira propicia a não formação de sombreamento para os módulos”, comenta Cunha.

“Quanto a questão sócio econômica, muitas das regiões propícias à implantação fotovoltaicas na Bahia, possuem baixo desenvolvimento econômico, tornando a energia solar um complemento a economias em regiões carentes”, conclui o executivo.

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.