A energia fotovoltaica expandiu fortemente no estado da Bahia no último ano. Segundo levantamento realizado pelo Canal Solar, com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a potência instalada de GD (geração distribuída) solar na região teve um crescimento de 179,69%.
A pesquisa apontou que em 2019 o estado encerrou com 57,37 MW de potência instalada, já em 2021 este número foi de 160,46 MW. Atualmente, a Bahia é o 10º estado com maior potência instalada, com 393 das 417 cidades já contando com pelo menos um sistema fotovoltaico instalado, representando 94,24% de todos os municípios brasileiros.
A capital do estado, Salvador, lidera o ranking das cidades baianas com maior potência instalada (12,68 MW), seguida de Barreiras (6,86 MW) e Camaçari (6,42 MW).
Para Felipe Cerqueira Pimenta da Cunha, superintendente da Amara-e, distribuidora de kits geradores fotovoltaicos, o estado possui um potencial enorme para a geração de energia por meio do Sol.
O executivo ainda destaca que este potencial do estado está atrelado a diversos fatores geográficos e socioeconômicos. “O estado conta grandes áreas disponíveis, com alta incidência da irradiação solar, composta de vastas planícies e com vegetações rasteiras, sendo as planícies atraentes para construção de usinas mantendo homogeneidade na instalação e a vegetação rasteira propicia a não formação de sombreamento para os módulos”, comenta Cunha.
“Quanto a questão sócio econômica, muitas das regiões propícias à implantação fotovoltaicas na Bahia, possuem baixo desenvolvimento econômico, tornando a energia solar um complemento a economias em regiões carentes”, conclui o executivo.