Os preços dos sistemas fotovoltaicos apresentaram, no 1º semestre de 2023, uma redução de 17% em junho em relação a janeiro. É o que apontou o novo Estudo Estratégico de Geração Distribuída, da Greener.
Diminuição dos custos dos módulos, desvalorização do dólar e elevado nível de estoque de equipamentos no atacado foram fatores que contribuíram para a queda dos preços ao consumidor final.
“Apesar do primeiro semestre desafiador para o mercado solar, a queda dos preços e a tendência de redução dos juros trazem um cenário mais favorável para investimento na geração própria”, observou Marcio Takata, diretor da Greener.
Com relação aos preços médios dos kits em junho de 2023, o relatório apontou que os mesmos apresentaram redução média de 23% em relação a janeiro deste ano.
“Além da redução dos custos dos kits, a queda dos preços no varejo foi potencializada pela baixa demanda do mercado e pelo alto volume de estoque dos distribuidores”, disse o estudo.
Já o preço médio do serviço de integração mostrou uma queda de 7% em junho de 2023 em relação a janeiro do mesmo ano. “O desaquecimento do mercado, refletindo na baixa demanda por sistemas fotovoltaicos principalmente no varejo, pode ter contribuído para esse comportamento”, reportou a Greener.
Sistema residencial (4 kWp) em reais
Sistema comercial (50 kWp) em reais
Sistema industrial sobre telhado (1 MWp) em reais
Payback
A Greener analisou dois panoramas, sendo o Cenário 1 entre o payback da GD I e da GD II em janeiro de 2023, considerando apenas a mudança regulatória após 7 de janeiro de 2023 e; Cenário 2, trazendo uma análise comparativa entre o payback da GD II em janeiro e junho de 2023, levando em conta também a mudança temporal das variáveis de tarifas e preço de equipamentos.
De acordo com o estudo, houve uma melhora do retorno do investimento em sistemas fotovoltaicos, com redução de 15% do payback para as instalações locais residenciais em comparação a janeiro de 2023, sendo a redução do CAPEX o principal fator para essa variação.
Dessa forma, a pesquisa apontou que os sistemas continuam atrativos ao consumidor final para sistemas de geração local, que representam 75% da potência instalada. Para empreendimentos de geração remota, o impacto na atratividade é maior.
“Por outro lado, a elevada taxa de juros e alta percepção de risco por parte dos agentes financiadores contribuíram para a restrição de crédito”, ressaltaram.
Diante do cenário de dificuldade de acesso ao crédito e dúvidas em relação às mudanças regulatórias, registrou-se queda de 60% das vendas realizadas no primeiro semestre de 2023 comparado ao mesmo período de 2022.
“Neste contexto, com a redução significativa nas vendas totais, a venda financiada ganha maior expressividade, representando 48% do total”, indicou o relatório.
Preço do polissilício
Outro destaque do Estudo Estratégico de Geração Distribuída é sobre o preço do polissilício, que atingiu 9,1 USD/kg em junho de 2023, queda de 46% comparado a janeiro do mesmo ano, mostrando estabilidade nas semanas seguintes.
O excesso de oferta de silício policristalino a partir do aumento da capacidade produtiva na China e consequente elevação do nível de estoque foram fatores que contribuíram para essa variação.
Preço do aço, cobre e lítio
O preço do aço teve queda de 12% em relação a janeiro de 2023, atingindo 527 USD/t em junho de 2023. A diminuição do consumo na China devido à desaceleração da economia tem contribuído para a desvalorização do insumo. O preço do aço impacta o custo de fabricação de estruturas de fixação, especialmente para as usinas fotovoltaicas de solo.
Já o custo do cobre obteve um aumento de 16% em junho de 2023 frente a janeiro do mesmo ano. “A variação no preço do cobre pode impactar os custos de produção de componentes condutores e eletrônicos, influenciando os custos dos sistemas fotovoltaicos”, enfatizou a pesquisa.
Com relação ao custo do lítio, houve queda de 41% em junho frente a janeiro de 2023. O preço do lítio está diretamente relacionado à produção e à demanda por baterias de íons de lítio.
Variação de preço dos insumos (base dólar)
Além dos dados citados acima, a Greener destacou que, de 2019 a junho de 2023, o lítio e o polissilício apresentaram as maiores variações, chegando a um aumento de mais de 600% e de 300%, respectivamente.
Imersão GD
Na próxima quarta-feira (20), às 14h, haverá a primeira edição da “Imersão GD”, evento presencial em São Paulo, com transmissão online, para a análise dos pontos principais do Estudo GD pela área de Inteligência de Mercado da Greener, seguida por um debate com outros especialistas do setor. Para mais informações e inscrições para participação online ou presencial, acesse o site.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Esperasse com esses novos preços , mais atrativos com essas quedas, que voltem as vendas pelo menos para as vendas de sistemas menores; os residenciais, para aquecer as vendas. Ja que a queda nas vendas teve impacto muito negativo para nós; os pequenos .