Já estão em andamento os estudos de viabilidade técnica e econômica para abastecer todos os prédios públicos do Distrito Federal com energia solar. Batizado de “Capital da Iluminação Solar”, o projeto contempla um investimento de R$ 130 milhões para construir usinas fotovoltaicas que somarão 100 MW de capacidade instalada.
O projeto está sendo desenvolvido pela CEB (Companhia Energética de Brasília). A concessionária será responsável por 20% do investimento e o restante será custeado pela NDB (New Development Bank), o banco do Brics.
O objetivo do investimento é reduzir os gastos com eletricidade para poder utilizar os recursos em outras áreas relevantes da gestão pública, como infraestrutura, saúde e segurança.
“O investimento na construção de uma usina fotovoltaica para atender a demanda de energia de prédios e estruturas públicas é um passo importante do Distrito Federal na conciliação entre a agenda sustentável e a gestão mais eficiente dos recursos governamentais”, afirmou Edison Garcia, presidente da CEB.
Os módulos fotovoltaicos serão instaladas em dois terrenos públicos, um em Brazlândia e outro próximo ao Museu do Catetinho.
Universidade de Roraima inaugura usina solar
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) inaugurou, nesta segunda-feira (22) no campus Paricarana, uma usina solar de 505,44 kWp, com a instalação de 1.116 painéis que ocupam uma área de 2.300 m². Com quatro inversores fotovoltaicos e duas subestações de 300 kVA, o projeto deve ter uma produção média diária de 1.500 kWh.
Segundo José Geraldo Ticianeli, reitor da UFRR, a implantação da usina fotovoltaica reitera o compromisso da universidade com práticas sustentáveis e inovadoras. “Com essa inauguração, iniciamos um novo momento para a nossa universidade através da utilização de energia limpa e renovável”.
“Teremos uma redução no valor dos custos do consumo de energia elétrica, além de ser um importante espaço para formação dos acadêmicos da área tecnológica na UFRR”, destacou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.